NOTÍCIAS DO CÍRIO 2014

Jovens evangelizadores participam de capacitação

A expectativa da diretoria de evangelização é que cerca de 800 jovens sejam evangelizadores

Foto: Romero/Agência EKO

Foto: Romero/Agência EKO

Neste sábado, 21, a partir das 8h, no Centur, será realizada a manhã de formação de jovens evangelizadores da corda da Trasladação do Círio deste ano. Este ano, a expectativa é que se inscrevam 800 jovens.

O objetivo do evento é orientar os jovens empenhados em auxiliar os promesseiros da corda a cumprirem o trajeto, além de ensinar os preceitos do evangelho aos romeiros durante a procissão. Os jovens também ajudam na distribuição de água aos promesseiros e dão apoio para que eles consigam cumprir todo o trajeto da procissão.

De acordo com Lílian Acatauassú, pertencente à Diretoria de Evangelização da Festa de Nazaré, a formação é uma grande oportunidade para os jovens já envolvidos nas comunidades e paróquias da Arquidiocese, se engajarem em mais essa missão durante o Círio, tomando o exemplo de Nossa Senhora, que sempre levou a palavra de Deus às comunidades. “Evangelizar é apresentar Jesus ao próximo,  levar a palavra a todo o lugar para que creiam que  Jesus é o verdadeiro caminho, a verdade e a vida. Nossa Senhora assim fez, desde a formação das primeiras comunidades cristãs, ao lado dos apóstolos, fez com que seu Filho continuasse amado e seguido”, ressalta a diretora.

Para Lílian os jovens evangelizadores seguem o exemplo de Maria. “Eles, através da evangelização, dão sentido ao sacrifício pelo qual estão passando ao puxar a corda, levando-os a acreditar que o Círio não acontece apenas uma vez ao ano, mas precisa se tornar lembrança viva que nos faz agir de acordo com a vontade do Pai, em todas as ocasiões de nossas vidas”, destaca.

Poderão participar jovens maiores de 16 anos, pertencentes a paróquias e/ou comunidades católicas. Caso não pertença a nenhum movimento, o jovem interessado poderá se dirigir ao local e preencher a ficha de inscrição disponível, assim poderá se engajar em uma comunidade para participar do projeto.

Reunião - A reunião de formação será ministrada pelos membros da Diretoria de Evangelização do Círio 2013. Os diretores de Procissões também estarão presentes para dar algumas orientações práticas. O encontro contará ainda com a palavra do padre José Ramos, reitor da Basílica Santuário de Nazaré, além das comunidades católicas Mar a dentro, Restauração, Doce Mãe de Deus, Kerygma, Sementes do Verbo, Maíra, Caju e Shalom.