NOTÍCIAS DO CÍRIO 2014

Corda do Círio 2013 chega à capital paraense

Um dos principais ícones do Círio de Nossa Senhora de Nazaré chega à Belém nesta sexta (20). A corda do Círio deste ano será idêntica a do ano passado, medindo 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro.

A cada ano, milhares de fiéis disputam um espaço para tocar na corda do Círio, a fim de pagar promessas e prestar homenagens à Virgem de Nazaré. “Ir na corda” é considerado um dos maiores atos de fé e devoção à Mãe de Jesus.

A corda do Círio 2013 foi produzida em Santa Catarina e, depois de breve escala em São Paulo, está vindo de caminhão para Belém em frete doado pela transportadora Novo Progresso. A corda é feita de sisal e seus 800 metros serão divididos em dois pedaços menores, cada um com 400 metros, que são usados na Trasladação e na grande romaria do domingo, nesta que será a 221ª edição do Círio de Nazaré.

Histórico – A corda foi usada pela primeira vez durante as procissões em 1855, quando a berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora ficou imóvel durante uma das romarias e precisou ser puxada. Desde então, foi incorporado às festividades e, passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.