Manifestações Culturais

O Círio de Nazaré não é só um momento de fé para o povo paraense. A festa também é marcada por várias manifestações culturais.

Miriti

Uma das mais tradicionais é o comércio dos brinquedos de miriti. Produzidos com o caule da palmeira do miriti, eles são pequenas obras de arte que reproduzem, em miniatura, a fauna, a flora e elementos da cultura amazônica. Vendidos nas ruas durante a quadra Nazarena, eles encantam crianças e adultos há várias gerações. Esses brinquedos regionais são leves e de fácil manuseio. O miriti facilita o corte e a pintura e o resultado são pequenos barcos, pássaros, cobras, bichos de vários formatos e tamanhos, confeccionados especialmente pelos artesãos de Abaetetuba (PA).

Miriti

Miriti

Arraial

O Arraial de Nazaré é uma tradição que ocorre desde o primeiro Círio, em 1793. Trata-se de uma área destinada ao parque de diversões, às lanchonetes e aos restaurantes. Por 188 anos, quando ainda não existia a Praça Santuário, ele acontecia em frente à Basílica. Depois, passou a ser realizado num terreno ao lado da igreja. No primeiro arraial, foi realizada uma grande feira agrícola. Com o tempo, começaram a surgir barraquinhas, que eram usadas para venda de comidas típicas e ofereciam espaços para a realização de jogos e sorteios.

Arraial de Nazaré

Arraial de Nazaré

 

 
                
                        
                                    
  • Mural do Círio

    cirio_patrocinio

    cirio_apoiador
  • Facebook Oficial

  • @CirioOficial

  • Patrocinadores

  •