Manifestações Culturais

O Círio de Nazaré não é só um momento de fé para o povo paraense. A festa também é marcada por várias manifestações culturais.

Miriti

Uma das mais tradicionais é o comércio dos brinquedos de miriti. Produzidos com o caule da palmeira do miriti, eles são pequenas obras de arte que reproduzem, em miniatura, a fauna, a flora e elementos da cultura amazônica. Vendidos nas ruas durante a quadra Nazarena, eles encantam crianças e adultos há várias gerações. Esses brinquedos regionais são leves e de fácil manuseio. O miriti facilita o corte e a pintura e o resultado são pequenos barcos, pássaros, cobras, bichos de vários formatos e tamanhos, confeccionados especialmente pelos artesãos de Abaetetuba (PA).

Miriti

Miriti

Arraial

O Arraial de Nazaré é uma tradição que ocorre desde o primeiro Círio, em 1793. Trata-se de uma área destinada ao parque de diversões, às lanchonetes e aos restaurantes. Por 188 anos, quando ainda não existia a Praça Santuário, ele acontecia em frente à Basílica. Depois, passou a ser realizado num terreno ao lado da igreja. No primeiro arraial, foi realizada uma grande feira agrícola. Com o tempo, começaram a surgir barraquinhas, que eram usadas para venda de comidas típicas e ofereciam espaços para a realização de jogos e sorteios.

Arraial de Nazaré

Arraial de Nazaré

 

 
                
                        
                                    
  • Mural do Círio

    cirio_patrocinio

    cirio_apoiador

    destaque_cirio2
    credenciamento
  • Facebook Oficial

  • Patrocinadores

  • @CirioOficial

  • Apoiadores

    Abelhuda
    Antônio Pereira Advocacia
    Escritório de Adv Albano Martins
    Colégio Olimpus
    Clean Service
    Inneuro
    Laboratório Beneficente Belém
    Laboratório Bio Diagnósticos
    Logos Turismo
    Marko Engenharia
    Máxima Segurança
    Ocrim
    Pomme D’Or
    Posto Tamandaré
    Posto UBN
    Simineral
    Sindcon
    Studio Novitá
    Talian
    Transcidade
    Uniodonto
  •