Untitled Document

Diretoria da Festa de Nazaré 2017


Por trás do grande espetáculo do Círio de Nazaré, que acontece todos os anos, tem sempre uma equipe unida e dedicada que se doa para que a festa saia perfeita. É tudo tão bem organizado que, no momento em que a imagem da Santa chega à Praça Santuário, têm início, praticamente naquele instante, os preparativos para a procissão do ano seguinte. Quem cuida de todos os detalhes para o Círio e de tudo que está ligado a ele é a Diretoria da Festa de Nazaré. Embora da composição da diretoria oficialmente só participem os homens, o trabalho é, na realidade, feito pelo casal, cabendo às esposas vários detalhes da Festa e o apoio aos eventos que antecedem a procissão.

Veja a composição atual:

CONSELHO CONSULTIVO

Presidente: Dom Alberto Taveira Corrêa

Presidente da Diretoria da Festa Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves

Provincial Barnabita Pe. José Adelson Ramos das Mercês

Pároco de Nazaré Pe. Giovanni Incampo

Diretor Coordenador Círio 2017 Roberto Mauro Santos de Souza

Diretor Coordenador Círio 2014/2015 Jorge Xerfan Neto

Diretor Secretário 2017 Albano Henriques Martins Junior

DIRETORIA COLEGIADA

Diretor Presidente Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves

Diretor Coordenador Roberto Mauro Santos de Souza

Diretores Beneméritos (Vide Diretores Beneméritos)

Diretorias Executivas (Vide Diretorias Executivas)


DIRETORIAS EXECUTIVAS

DIRETORIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

Diretor Coordenador Roberto Mauro Santos de Souza

Diretor Secretário Albano Henriques Martins Junior

Diretor Assessor Jurídico Antonio Flávio Pereira Américo

Diretor Financeiro Humberto Catunda de Moura Filho


DIRETORIA DE DECORAÇÃO

Diretor Responsável: Pedro Antônio Mufarrej Hage

Diretores Membros: Gleidson Dias Figueiredo, Paulino de Carvalho Barros Júnior, Thiago Luis Silva de Menezes


DIRETORIA DE EVANGELIZAÇÃO

Diretor Responsável: Jorge Xerfan Neto

Diretores Membros: Carlos Sérgio Fernandes da Silva, Cassio Caldato, José Roberto Pereira Damasceno, Maurício Bitar de Mesquita, Roberto de Oliveira Corrêa


DIRETORIA DE EVENTOS

Diretor Responsável: Cláudio Tobias Acatauassú Nunes

Diretores Membros: Alcyr Moraes de Souza, Emílio de Angelis Vallinoto, Renato Rodrigues Corrêa


DIRETORIA DE MARKETING

Diretor Responsável Oswaldo Diniz Mendes

Diretores Membros Antonio Cesar Azevedo Neves


DIRETORIA DE PROCISSÕES

Diretor Responsável Antonio Luis Ferro de Souza

Diretores Membros Franco Marcial Gomes Barreto, Mário José Tuma Junior, Ronaldo Pinheiro de Souza

DIRETORIA DE PATRIMÔNIO

Diretor Responsável Augusto Cezar Almeida Vasconcelos

Diretores Membros: Antonio Massoud Salame, Rodolfo Telles Kalume, Rodrigo da Silva Cardoso.


DIRETORIA DE RECURSOS SÓCIO-ECONÔMICOS E FILANTRÓPICOS

Diretor Responsável: João Roberto Barros da Silva

Diretores Membros: Alexandre Albuquerque Chaves, Arnaldo da Silva Pinheiro, Emanuel Conceição Resque Oliveira, Roberto Porpino de Oliveira


DIRETORES BENEMÉRITOS

Antonio Cesar Azevedo Neves

Arnaldo da Silva Pinheiro

Augusto Cezar Almeida Vasconcelos

Gleidson Dias de Figueiredo

Oswaldo Diniz Mendes

HISTÓRICO
No início do Círio, em 1793, o governador Souza Coutinho foi o responsável pela organização da festa. Depois, irmandades e confrarias ficaram encarregadas de preparar o Círio, em uma sucessão anual. Só em 1910, a Diretoria da Festa de Nazaré foi oficialmente criada, com o objetivo de organizar o evento por meio de um estatuto, que definiu as obrigações de cada integrante. A Diretoria conta ainda com o apoio da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, criada em 1974, pelo coordenador Nélson Ribeiro e pelo padre Giovani Incampo.
A Diretoria da Festa de Nazaré é um serviço mantido pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré e vinculado às Obras Sociais da Paróquia. Os diretores e suas esposas trabalham com agendas próprias e não recebem remuneração alguma. Paralelo ao trabalho para o Círio, todos os integrantes da Diretoria têm suas profissões e as desempenham diariamente. O exercício das funções da Diretoria é encarado como um serviço essencialmente cristão, que deve ser realizado com humildade, dedicação e espírito de doação voluntária. Essas qualidades e todo esforço são traduzidos em doação de tempo e talento para Nossa Senhora de Nazaré. Mas, esse compromisso da Diretoria é tão forte que, para eles, é fundamental que o trabalho também seja feito com profissionalismo.
Formada por componentes católicos de várias paróquias, a Diretoria começou com cinco pessoas, depois aumentou e chegou a ter o máximo de 38 diretores. Um regimento interno define deveres, obrigações e condições para a execução das atividades do grupo. Uma delas estabelece que a Diretoria seja renovada, anualmente, em até um terço de seus membros. Logo após a formação da nova Diretoria, há a escolha de um diretor coordenador responsável pela festa como um todo e a divisão dos trabalhos por diretoria executiva. São oito diretorias executivas divididas em: Administrativo-Financeira, de Arraial, de Decoração, de Evangelização, de Eventos, de Marketing, de Patrimônio e de Procissões. Depois de formadas, são avaliadas as ações realizadas no ano anterior e apontadas as que podem melhorar no ano seguinte.
O trabalho da Diretoria, além de ser dedicado à realização do Círio, é também direcionado às Obras Sociais da Paróquia de Nazaré. Durante o ano todo, uma extensa programação de eventos, como o “Mamãe vai dançar”, a “Feijoada do Papai” e o “Minha Visão de Fé”, tem todos os recursos arrecadados revertidos para as ações da entidade. Ano após ano, a Diretoria continua trabalhando para fazer de cada Círio de Nazaré o mais inesquecível para o povo paraense. Para quem faz parte desse grande espetáculo de fé e devoção, ao final de cada mês de outubro, fica o sentimento de dever cumprido e coração renovado.