Untitled Document

Quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré atravessa as ruas levada pela devoção do povo paraense, emociona milhões. O mar de fiéis mostra a dimensão da fé na Virgem. Mas, esta não é a única vez que a multidão segue a Padroeira da Amazônia. Semanas antes do Círio, o povo atravessa os prédios, as vilas e os bairros entoando cânticos e orações pelo caminho. São as peregrinações – encontros de preparação espiritual para o Círio – que acontecem desde 1972. Ao todo são 15 encontros em que imagens de Nossa Senhora de Nazaré vão, de casa em casa, abrindo a contagem regressiva para a Festa.

Manhã de formação

Voluntários, chamados de dirigentes de peregrinação, de todos os cantos da cidade reúnem e orientam os devotos. Esses mensageiros da fé recebem a benção e a orientação do Arcebispo de Belém, dos Padres barnabitas e da Diretoria da Festa de Nazaré, durante a Manhã de Formação. O evento ajuda os voluntários a conhecer o livro de peregrinações e aprender passo a passo os fundamentos dos 15 encontros que formam o ciclo. Durante toda a manhã, eles se preparam espiritualmente para a jornada que antecede a romaria de Nossa Senhora de Nazaré e oram para mais um ano cheio de devoção e bênçãos.

Missa do Mandato

O Círio é movido pela devoção. Contribuindo com essa veneração, existem voluntários que levam a mensagem de amor e fé em Nossa Senhora de Nazaré aos lares paraenses. Esses mensageiros são conhecidos como dirigentes de peregrinação e têm a tarefa de cumprir a missão dada por Jesus: “Ide e evangelizai”. O lema marca o início das comemorações da quadra nazarena que se dá oficialmente na Missa do Mandato. A celebração reúne a comunidade católica para receber as bênçãos da Rainha da Amazônia e, então, começar os trabalhos de evangelização e peregrinação. A Missa é solene, celebrada pelo Arcebispo de Belém, e acontece desde 1986. Simbolicamente, é feita a entrega de uma imagem a uma família, representante de uma das comunidades previamente escolhida. É a fé fortalecida que vai transformar centenas de dirigentes em milhões de fiéis.

Livro das Peregrinações

Como unir milhares de orações sob a mesma fé? Como orar juntos a Nossa Senhora de Nazaré em lugares diferentes, num só coro? Para responder a tais questões, nasceu o Livro de Peregrinações, um guia que inspira e aproxima os fiéis durante as romarias pelos lares paraenses, que acontecem nos meses de agosto e setembro, em preparação para o Círio. Todos os que recebem a imagem da Virgem de Nazaré e os que a entregam (dirigentes), os que acompanham as procissões caseiras e participam de cânticos e orações, juntam-se numa só voz, um só clamor à Padroeira da Amazônia através desse pequeno livro que carrega consigo a devoção do povo paraense. O livro foi introduzido como mais um elemento da Festa, em 1994.