Notícia

A juventude leva sua animação para a nona romaria do Círio

12/10/2023

Cerca de 35 mil jovens são esperados neste sábado, com saída da paróquia São João Paulo II.

Jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém, com organização da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), promovem neste sábado, dia 14, às 16 horas, a 21ª Romaria da Juventude. A Romaria é uma das duas procissões oficiais que todos os anos têm um percurso diferente e uma das mais animadas. Este ano sairá da Paróquia São João Paulo II, no Souza, com chegada à Praça Santuário. A missa que antecede começa por volta de 15h e será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

A procissão percorrerá a avenida João Paulo II, avenida Ceará, Governador José Malcher, Generalíssimo Deodoro, avenida Nazaré, até chegar à Praça Santuário, com percurso que deve ter duração de 2h, aproximadamente, encerrando por volta de 18h, com missa na Basílica Santuário presidida por Dom João Muniz Alves, bispo da diocese do Xingu, em Altamira. A decoração do carro berlinda será de Simone Cosme.

A Romaria da Juventude é um momento para os jovens homenagearem Nossa Senhora de Nazaré e, com isso, a Diretoria da Festa e a Arquidiocese de Belém procuram contribuir para conscientizar o respeito do tema da juventude, a importância dela para a Igreja e os processos de evangelização que precisam ser percorridos e que são tão importantes na preparação para o Círio. Ela iniciou em 2001, com a procissão saindo da Comunidade São Braz.

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, BBF, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.

Fotos: Rosana Pinto - Ascom DFN