Notícia

A Procissão da Festa, com mais de 100 anos, ocorre no domingo

19/10/2022

A Diretoria da Festa faz um convite especial para participação de todas as instituições que contribuíram para a realização do Círio 2022.

Neste domingo, dia 23, a partir das 8h, ocorrerá a Procissão da Festa, a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é que 5 mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano, assim como a Romaria da Juventude. “Esta romaria também é dedicada a todas as instituições e órgãos de segurança e saúde que, de alguma forma, contribuíram para a realização do Círio deste ano, por isso fazemos este convite especial para que todas estejam representadas no dia”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões.

 

Este ano, a romaria sairá da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua dos Caripunaspassando pela travessa Quintino Bocaiúva, avenida Conselheiro Furtado, travessa Benjamin Constant, avenida Nazaré até a Praça Santuário, com previsão de 2h de duração, percorrendo 2,4 km.

 

Realizada há mais de 110 anos, a procissão costumava sair de dentro da Basílica, pois não existia a Praça Santuário. A Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda, com decoração de Vando Nascimento. A missa antes da procissão será celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

 

História – Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas em 1881 já se tem registros históricos, 24 anos antes dos Barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905. Era realizada à tarde, até que uma chuvarada em 1953 fez com que passasse a ser realizada pela manhã, o que aconteceu em 1954. Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja. Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km.

 

O Círio 2022

 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

 

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará, Instituto Cultural Vale e Prefeitura de Ananindeua e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luiza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.


Foto: Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré