Notícia

A romaria mais animada do Círio 2022 atrai mais de 35 mil jovens

11/10/2022


Jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém, com organização da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), promovem neste sábado, dia 15, às 16 horas, a 20ª Romaria da Juventude. A Romaria é uma das duas procissões oficiais que todos os anos têm um percurso diferente e uma das mais animadas. Este ano sairá da Paróquia São José de Queluz, em Canudos, com chegada à Praça Santuário. A missa que antecede começa por volta de 15h e será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

A procissão percorrerá a avenida Cipriano Santos, travessa Guerra Passos, avenida Conselheiro Furtado, travessa Quintino Bocaiúva, avenida Nazaré, até chegar à Praça Santuário, com percurso que deve ter duração de 2h, aproximadamente, encerrando por volta de 18h, com missa na Basílica Santuário presidida por Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, Bispo Coadjuntor de Bragança. A decoração do carro berlinda será de Simone Cosme.

A Romaria da Juventude é um momento para os jovens homenagearem Nossa Senhora de Nazaré e, com isso, a Diretoria da Festa e a Arquidiocese de Belém procuram contribuir para conscientizar o respeito do tema da juventude, a importância dela para a Igreja e os processos de evangelização que precisam ser percorridos e que são tão importantes na preparação para o Círio. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Romaria da Juventude deste ano deve ter cerca de 35 mil participantes. Ela iniciou em 2001, com a procissão saindo da Comunidade São Braz. 

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará, Vale e Prefeitura de Ananindeua e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luiza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.

Foto: Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré