Notícia

Após 10 anos, Museu Memória de Nazaré recebe novas instalações

04/10/2022

O espaço, inaugurado em 2012, conta a história do Círio de Nazaré. 

Para comemorar os 10 anos do Museu Memória de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) organiza uma revitalização do espaço, com instalações imersivas e interativas desenhadas para convidar os visitantes a viver a história do Círio como uma experiência sensorial em qualquer dia do ano. A reinauguração ocorre nesta terça, dia 04, a partir das 19h, logo após a cerimônia na Basílica Santuário.

Instalado ao lado da Casa de Plácido, o Memória de Nazaré abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu maior momento no Círio. São fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão.

Neste novo museu, completamente reformulado, os visitantes farão uma viagem pelo tempo para conhecer os principais personagens, histórias e lendas relacionadas à origem da devoção à Nossa Senhora na Amazônia. “Detalhamos como a devoção começou em Belém, desde o momento em que o caboclo Plácido encontra a sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na floresta, próxima ao igarapé Murutucu, os relatos do milagre do sumiço da imagem, a evolução da devoção, os primeiros milagres, o primeiro Círio, o surgimento da corda, e sua evolução até a magnitude que a procissão e eventos relacionados ao Círio adquirem nos dias atuais, que nos dão o título de maior Festividade Católica do Mundo. Mostramos os principais momentos e homenagens desta grande celebração de fé, que envolve a todos, sem distinção”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2022.

 

SALAS & EXPOSIÇÕES

 
As Raízes de Nossa Identidade

A Origem da Devoção na Amazônia

O Achado de Plácido

A Primeira Ermida

O Primeiro Círio de Nazaré

A Berlinda & A Corda

As Procissões

As Homenagens

A Imagem Peregrina

A Basílica Santuário

A Imagem Original

Sala dos Milagres

 

NOVIDADES & CURIOSIDADES

A equipe de desenvolvimento contou com especialistas em Belém e consultores espalhados por cidades do Brasil e do exterior. Para facilitar a comunicação e pre-visualização dos espaços, foi utilizada a tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. Algumas exposições, que serão reveladas no momento da abertura, permitirão um encontro imersivo e sensorial com os principais símbolos do Círio.

Ficha Técnica:

Realização: Diretoria da Festa de Nazaré

DIRETOR
Antonio Salame

DIRETORES ADJUNTOS
Sandoval Ferreira Neto
Albano Martins

EQUIPE DE CRIAÇÃO: Danilo Moura Silva, Carlos Waldney Cruz, Daniel Martins e Rejane Cantoni

EXECUTORES DA OBRA: engenheiros Ronaldo Pinheiro, Antônio Valério Couceiro e Augusto Vasconcelos

CRIAÇÃO ESPAÇO CÊNICO DO ACHADO: Nelson Carlos Borges

ADMINISTRAÇÃO:
Setor de Turismo do Santuário Mariano Arquidiocesano de Belém

Participação na organização dos ex-votos: Pastoral do Turismo

COLABORADORES: Walbert Monteiro e Júlio Almeida

Serviço:

Museu Memória de Nazaré

Local: Ao lado da Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré

Horário de atendimento: 9 às 20h (durante a semana) / 15 às 21h (aos domingos). Horário sujeito a modificações.

Valor da entrada: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

Proibida a entrada com alimentos.

Todas as salas são monitoradas por câmeras.

Permitido fotografar.

Horário de atendimento para grupos: 9:30h/ 11h/ 15h/ 17h.

Informações: seatur@santuariodenazare.com.br e (91) 4009-8400

Atendimento presencial: Setor de Turismo da Basílica, dentro da Basílica Santuário.

 

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e a Vale e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luiza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.

Foto: Karol Coellho, Ascom Basílica