Notícia

Após dois anos sem a realização na forma tradicional, Círio 2022 retorna com as procissões nas ruas

03/10/2022

A abertura oficial da 230ª edição do Círio de Nazaré ocorre nesta terça-feira, dia 04. O evento iniciará com uma missa, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Ao final da missa, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o Clero, os convidados e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém presentes, se posicionarão em frente à Basílica de Nazaré, para aguardar o momento em que as luzes da fachada da Igreja serão acesas e estará aberta oficialmente a Festividade Nazarena de 2022.  


Iluminação da Praça

Ainda neste momento, a iluminação temática da Praça Santuário, em frente à Basílica, também será inaugurada. Na Praça, a imagem luminosa de Nossa Senhora, montada com lâmpadas de LED, na entrada do espaço, permanecerá no local junto a elementos luminosos de anjos com corneta, conjuntos de notas musicais e uma cascata. Pela primeira vez este ano, a imagem também fará o giro de 360º. A decoração é uma parceria com a Prefeitura de Belém. 

Homenagens e Premiação:

Logo após, na Casa de Plácido, ocorrerá a premiação dos vencedores do XXVIII Concurso de Redação do Círio. Este ano, o primeiro lugar foi conquistado pela aluna Ana Sarah de Sousa. O segundo lugar foi de Giovanna Pantoja, e o terceiro, de Gabrielle Campos. Tanto os alunos quanto seus respectivos professores serão premiados. 

Em seguida, as instituições e empresas patrocinadoras do Círio 2022 receberão homenagens, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos do Círio, pela contribuição para a realização da festividade. 

As Editoras Verde e Guia lançam nesta noite um novo livro da Coleção Círio. O livro traz nesta edição um novo olhar relacionado aos aspectos importantes sobre a maior procissão mariana do mundo, que também envolve cultura, arte, símbolos, gastronomia e sobretudo, as pessoas.

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e a Vale e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luíza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.

Fotos: Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré