Notícia

Arraial de Nazaré abre ao público nesta sexta, dia 30

29/09/2022

Depois da liberação do Corpo de Bombeiros, ocorrida nesta quinta, o parque abre a partir das 19h.

Nesta sexta, depois de 2 anos de espera, volta a funcionar completo o tradicional Arraial de Nazaré, no estacionamento da Basílica, a partir das 19h. O espaço possui cerca de 90 barracas vendendo os mais diversos itens, entre comidas, artesanatos, artigos religiosos, brinquedos, miriti, bijuterias, entre outros, e a volta do Parque ITA, com 21 brinquedos, entre eles autopista, booster, crazy dance, Evolution, Kataclisma, king loop, free style, trenó fantasma, montanha-russa e os brinquedos infantis, como carrossel. Entre as novidades estão o Chapéu Mexicano, com mais de 12 metros de altura, Fly Zone e Music Express. Em 31 anos de parceria, esta será a 29º vez que o parque participa do Círio de Nazaré. As duas vezes que não esteve presente foi no período da pandemia, em 2020 e 2021, por conta das restrições e readaptação no formato do Círio.

O parque vai funcionar, durante o período fora da quadra nazarena, de 16 às 22h, de segunda a quinta, e de 16 às 22h30, na sexta, sábado e domingo. E durante a quadra nazarena, de 7 a 24 de outubro, o horário será de 16 às 23h. O arraial ficará funcionando até o dia 27 de novembro.

História

O Arraial de Nazaré é uma tradição que começou na primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793. Na época, consistia em uma grande feira de produtos agrícolas. O Arraial começou a ser chamado desta forma em virtude da construção das casas em volta da ermida de Plácido após o achado da imagem, aproveitando-se do grande fluxo de peregrinos que passou a ocorrer desde então. As primeiras festas de Nazaré eram realizadas no mês de setembro, época do verão amazônico, quando a intensidade de chuvas diminui. Para a realização do primeiro Círio, o governador organizou uma grande feira de produtos agrícolas vindos de diversos municípios, até mesmo providenciando transporte de pessoas e mercadorias pelos rios de lugares distantes de Belém.

Segundo pesquisadores e historiadores, no início era realizado em frente à Basílica, onde hoje está situada a Praça Santuário de Nazaré, antes chamada de Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN). No entanto, com o passar do tempo, mudou de lugar e se aprimorou. Passou a ser formado por uma série de brinquedos direcionados para o divertimento dos fiéis, bem como por várias barracas de venda de artesanato, comidas típicas e outros produtos industrializados.

No entanto, o funcionamento do arraial nazareno no século XIX não se resumia à mera exposição e venda de “produtos regionais”. Além das barracas fixas, a movimentação do público era acompanhada pelo comércio ambulante, por jogos, pelas danças coletivas negras, indígenas (lundum, chorado, cateretê, dança do bagre, mandu-sarará e bambiá) e europeias (dança das saloias e dança das camponesas), pelas apresentações musicais (normalmente apresentações de bandas) e teatrais.

Eco Círio

 

Desde 2016, a Diretoria da Festa de Nazaré criou o Eco Círio, um projeto de conscientização que une responsabilidade social e ambiental, visando conscientizar as pessoas que visitam o Arraial de Nazaré, desde quando é montado.

 

A ação tem como objetivo estimular todos os frequentadores do arraial e da Praça Santuário ao descarte apropriado de resíduos sólidos. O projeto conta, este ano, com a parceria com a Guamá Tratamento de Resíduos e a associação de catadores de lixo, que durante a quadra nazarena disponibilizará pontos de coleta na Praça Santuário e no Arraial. “Além da ação no arraial, vamos fazer um trabalho de conscientização na Trasladação e no Círio, além de colocar pontos ao longo do trajeto para facilitar o recolhimento pelos catadores quando a procissão passar. Então pedimos que a população despeje o lixo adequadamente nos espaços, para facilitar este trabalho de coleta e ajudar as famílias dos catadores. Além disso, queremos também fazer uma ação para doação de cestas básicas a estas famílias”, destaca Karen Lima, da Diretoria de Arraial e Arrecadação.

 

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e a Vale e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luíza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sicoob, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.

Serviço:

Funcionamento do Arraial de Nazaré

Período: de 30 de setembro a 27 de novembro

Horários: fora da quadra nazarena, de 16 às 22h, de segunda a quinta, e de 16 às 22h30, na sexta, sábado e domingo. E durante a quadra nazarena, de 7 a 24 de outubro, o horário será de 16 às 23h.

Local: estacionamento da Basílica Santuário, no Centro Social de Nazaré.

Fotos: Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré.