Notícia

Com expectativa de superar o público do ano passado, Círio 2023 terá abertura oficial nesta terça, dia 03 de outubro

02/10/2023

A abertura oficial da 231ª edição do Círio de Nazaré ocorre nesta terça-feira, dia 03. O evento iniciará com uma missa, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Ao final da missa, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o Clero, os convidados e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém presentes, se posicionarão em frente à Basílica de Nazaré, para aguardar o momento em que as luzes da fachada da Igreja serão acesas, juntamente com a iluminação da praça, e estará aberta oficialmente a Festividade Nazarena de 2023. 

Iluminação da Praça

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), planejou uma decoração ainda mais especial que as dos anos anteriores para o Círio deste ano. São muitas novidades, tanto no trajeto do Círio, quanto em outros pontos da cidade. Uma das novidades é a iluminação temática da Praça Santuário.

“Montamos um projeto especial para a decoração da praça este ano. A prefeitura, desde o início da gestão, vem realizando excelentes parcerias com a Diretoria da Festa e quem ganha com isso é a nossa população. Em uma última reunião realizada recentemente já iniciamos as tratativas e negociações para o Círio de 2024, incluindo uma iluminação fixa em alusão à festividade durante todo o ano”, informou o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

“Uma das novidades no projeto da praça é a imagem da Santa, que este ano terá um busto com a reprodução de Nossa Senhora de Nazaré e o menino Jesus e terá movimentos giratórios.  Os postes da praça também receberam enfeites em formato do rosto da Santa envolvidos em led”, declarou Deivison.

Show de abertura

Após a abertura oficial tem início o show "É Claro que Ela Vem", que traz um espetáculo musical com grandes vozes femininas que vão encantar o público na companhia da artista paraense Liah Soares, que vai trazer um repertório e uma experiência singular para a Concha Acústica, na Praça Santuário.

Além de Liah Soares, estarão presentes nomes como Elba Ramalho, Joana, Lucinha Bastos, Jamily Tavares e Karen Kaldani, com apresentação de Juliana Sinimbú. Elas terão a oportunidade de cantar para Nossa Senhora de Nazaré juntas, pela primeira vez. O show "É Claro que Ela Vem" tem inspiração na música "Ela Vem", de composição da cantora Liah Soares, com participação do Padre Reginaldo Manzotti. O projeto tem apoio do Governo do Estado do Pará, Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Lei Semear, e patrocínio da empresa Claro.

Homenagens e Premiação:

Logo após, na Casa de Plácido, ocorrerá a premiação dos vencedores do 29º Concurso de Redação do Círio. Este ano, o primeiro lugar foi conquistado por Anna Christine Souza, do colégio Ideal. O segundo lugar foi de Ana Luíza Pereira, do colégio Santa Catarina, e o terceiro, de Enzo Almeida, do colégio Rêgo Barros. Tanto os alunos quanto seus respectivos professores serão premiados. 


Em seguida, as instituições e empresas patrocinadoras do Círio 2023 receberão homenagens, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos do Círio, pela contribuição para a realização da festividade. Este evento é exclusivo para convidados. Neste momento, também receberão agradecimentos especiais os mais de 70 apoiadores do Círio 2023.

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.

Fotos: Bárbara Matoso - Ascom Basílica e Marcos Barbosa - Comus