Notícia

Congresso sobre a devoção mariana reunirá, pela primeira vez, representantes dos principais santuários do mundo

12/06/2023

Evento começa nesta quarta, dia 14, no Hangar, com organização da Diretoria do Círio. As inscrições já estão abertas.

Entre os dias 14 a 16 de junho, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza o I Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré, com o objetivo de reunir os principais Santuários Marianos do mundo para debates sobre a devoção mariana, fortalecimento e integração entre eles, e assim fomentar também o turismo, a economia e a fé nesses locais, criando, se possível, uma rota turística mundial em torno da devoção a Nossa Senhora. Além disso, a DFN também reunirá organizadores de Círios de Nazaré, que acontecem em outras cidades, para troca de experiências, buscando melhorias organizacionais. Ainda há a possibilidade de criação de um calendário anual desta manifestação.

O evento inicia dia 14 de junho, às 9h, com uma missa no nosso principal Santuário, a Basílica de Nazaré, que este ano celebra o centenário do título basilical. A sessão solene de abertura ocorre no mesmo dia, no Hangar, a partir das 19h, com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e diversas autoridades. Também estarão presentes as Imagens de Nossa Senhora representando os santuários convidados: Nossa Senhora de Aparecida (Brasil), Nossa Senhora de Fátima (Portugal), Nossa Senhora de Guadalupe (México), Nossa Senhora de Lourdes (França), Nossa Senhora da Nazareth (Portugal) e Nossa Senhora de Nazaré (Brasil).


No dia 15 a programação continua ao longo do dia, com palestras de representantes sobre a devoção mariana no Santuário Nacional de Aparecida, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, o Círio de Nazaré, em Belém, além da implantação dos grupos de trabalho.

No dia 16 a programação conta com palestras sobre as devoções marianas no Santuário de Lourdes e Nazareth, em Portugal, e Guadalupe, do México. Os participantes também poderão conhecer como ocorre o Círio de Nazaré em outras cidades do Pará e do Brasil. Ao final, o Congresso pretende apresentar um documento com as conclusões dos debates e missões para aumentar e consagrar essas devoções no mundo todo. “Nossa principal motivação para realizar este evento, que ocorre dentro da celebração do centenário do título basilical do nosso Santuário de Nazaré, é fomentar uma integração entre os principais Santuários Marianos do mundo, compartilhar experiências, assessorias, e tornar este evento periódico, cada vez em um Santuário, e talvez, até criando um passaporte, para dar a quem visita os Santuários ao redor do mundo, descontos em diversos serviços. Isso e muito mais será debatido neste evento e convidamos todos os devotos a participarem”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2023 e diretor geral do Congresso.

Entre as autoridades religiosas estarão presentes os reitores dos santuários de Nossa Senhora de Fátima (Portugal), Pe. Carlos Cabecinhas; o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França), Pe. Michel Daubanes; o Diretor da Pastoral Litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe (México), Pe. Luis Álvarez; além do presidente da Confraria de Nossa Senhora de Nazareth (Portugal), Nuno Batalha; e do Pe. Diego Silva, prefeito da Igreja do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (São Paulo); assim como o Pe. Francisco Assis, reitor da Basílica Santuário e presidente da DFN.

Realidade Virtual

Os participantes poderão também realizar visitas guiadas à Basílica de Nazaré, Catedral de Belém, Museu de Arte Sacra e ao museu Memória de Nazaré, com instalações imersivas e interativas desenhadas para convidar os visitantes a viver a história do Círio como uma experiência sensorial em qualquer dia do ano. Nele a DFN inaugura no dia 15 de junho uma sala imersiva e envolvente com projeção de 180 graus. São aproximadamente 3 metros de altura e 12 metros de circunferência com projeção de conteúdo captado originalmente utilizando realidade virtual.

“Desde o Círio passado, o museu conta com aparelhos de realidade virtual onde os visitantes são imersos numa das mais belas celebrações do Círio, a Descida do Glória em vídeo 360. Após o vídeo imersivo, os visitantes podem tocar na representação holográfica da Imagem Original usando as próprias mãos, através da tecnologia ‘reality touch’. Este ano, expandimos o acesso aos vídeos de realidade virtual para todas as 13 procissões oficiais por meio da criação da sala 180 graus. Além de imersiva, a sala é interativa, permitindo ao visitante escolher quais eventos dos Círios anteriores deseja presenciar. Além das 13 procissões que compõem o Círio de Nazaré em Belém, em comemoração ao Primeiro Congresso Mariano Internacional, os visitantes também serão transportados virtualmente aos santuários de Aparecida, em São Paulo, Guadalupe, no México, Lourdes, na França, Fátima e Nazaré, em Portugal, por meio da tecnologia inovadora ‘reality room’, importada dos Estados Unidos”, conta Danilo Moura Silva, da equipe de criação.

Os inscritos também terão acesso livre para visitar a FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que ocorre no mesmo período, no Hangar. No sábado e domingo, dias 17 e 18, os participantes poderão conhecer os pontos turísticos da cidade e participar da edição do Caminho do Círio, no domingo, dia 18 de junho, com saída da Catedral de Belém, às 7h30.

O Evento conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR, e Secretaria de Estado de Cultura – SECULT, além de algumas empresas patrocinadoras.

Serviço:

I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DEVOÇÃO MARIANA E CÍRIOS DE NAZARÉ

Data: 14 a 16 de junho de 2023

Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Horário: programação diária

Inscrições e programação: pelo site http://ciriodenazare.com.br/i-congresso-internacional-devocao-mariana-e-cirios-de-nazare

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Econômico Comércio de Alimentos, Esamaz, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções, Jefferson e Refrigerantes Cerpa. E mais 54 apoiadores.

Fotos: SIMULATED REALITY