Notícia

Conheça os decoradores convidados para as ornamentações do Círio 2023

29/09/2023

Rosas, orquídeas, lírios e flores tropicais compõem novamente a decoração.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) divulgou os decoradores profissionais para decorar os espaços e a berlinda para os eventos do Círio 2023. Vando Nascimento, que assinou a decoração da berlinda em 2020, a decoração da Basílica em 2021, a ornamentação do altar da Praça Santuário, Pórtico da Escadinha, berlinda da Trasladação e Círio, berlinda da Procissão da Festa e andor do Recírio, em 2022, este ano assina a decoração novamente do altar da Praça Santuário, berlinda da Trasladação, Círio e Procissão da Festa, sendo que as decorações da Trasladação e do Círio são as mais aguardadas pelos devotos.

O decorador, design floral, artista plástico e escultor Vando Nascimento trabalha há 27 anos na área de eventos. Sua história com o Círio começou em 2013, quando recebeu o convite da DFN para fazer a decoração da Berlinda para a procissão de domingo. “A partir daí, passei a realizar outros projetos dentro da programação do Círio, e já vão muitos anos de muita fé, amor e prazer em florir para Nossa Senhora. Em 2020, um ano totalmente diferente para nós devotos, fui convidado para fazer a primeira live de decoração da berlinda do Círio”, declara Vando Nascimento.

Já Paulo Morelli, que participa das decorações do Círio desde 2002 e em 2021 foi responsável pela decoração da berlinda no Círio, fará a ornamentação do altar da Basílica para a abertura oficial do Círio, missa de apresentação do manto, Traslado para Ananindeua e Marituba, Romaria das Crianças e o altar da Basílica durante toda a quinzena da festa, pois o altar permanece decorado, havendo quatro novas decorações, com trocas toda terça e sexta, durante o período, assim como em 2022.

Simone Cosme será a responsável pela decoração do Navio Garnier Sampaio, no Círio Fluvial, palanque do Colégio Gentil, de onde sai a Trasladação no sábado, dia 07, palanque da Igreja da Sé, onde ocorre a missa do Círio, no domingo, dia 08, Ciclo Romaria, Romaria da Juventude e altar da capela do Gentil para o Recírio. Djan Slaviero decora a berlinda na procissão do Traslado dos Carros, Romaria Rodoviária, Motorromaria, Romaria dos Corredores, da Acessibilidade e andor do Recírio, como em 2022. Marilza Ramos decora o andor do Terço da Alvorada.

A maioria das flores vem do Ceará e de Holambra, em São Paulo. Entre essas flores estão rosas, orquídeas e lírios. As flores tropicais vão ser usadas no navio Garnier Sampaio, no Traslado dos Carros, na romaria dos ciclistas e da juventude. Tanto as flores tropicais, quanto as folhagens e orquídeas, são produzidas no Pará, nas cidades de Benevides e Castanhal. A decoração do Pórtico da Escadinha será novamente uma plotagem adesivada, como nos anos de 2018, 2019 e 2022.

 

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.

Fotos: Arquivo DFN