Notícia

Corredores homenageiam Nossa Senhora

16/10/2023

Desde 2014, a romaria passou a fazer parte do calendário oficial da grande festa do Círio de Nazaré.

 

Neste sábado, 21, Nossa Senhora de Nazaré receberá mais uma homenagem em forma de procissão, desta vez dos Corredores. A procissão terá início às 05h30 com saída da Praça Santuário e passará por diversos bairros de Belém, num percurso de 7 km. A ideia foi sugerida por uma comitiva de corredores de rua da capital paraense que encaminhou o pedido e foi aprovado pela Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em 2014. 

Durante a procissão, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguirá no carro Berlinda, com decoração de Djan Slaviero, numa velocidade baixa para que os romeiros possam acompanhar com uma corrida leve. A estimativa do Dieese é que a procissão possa reunir cerca de 3.000 pessoas, em duas horas de duração. A Diretoria da Festa destaca que não há necessidade de inscrição prévia. Ao final da Romaria, com chegada à Praça Santuário, haverá benção dos padres Barnabitas.

Percurso: A Romaria dos Corredores terá saída da Av. Nazaré, seguindo por Generalíssimo Deodoro, Conselheiro Furtado, Padre Eutíquio, João Diogo, Coronel Fortunato, D. Pedro, Padre Champagnat, Av. Portugal, Tamandaré, Gama Abreu, Nazaré e Praça Santuário.

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, BBF, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.

Foto: Rosana Pinto - Ascom DFN