Notícia

Credenciamento para cobertura do Círio 2023 inicia no dia 28 de agosto

17/08/2023

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) inicia no dia 28 de agosto o credenciamento dos profissionais de imprensa que cobrirão os eventos do Círio 2023. As credenciais para o período de 03 a 23 de outubro (período entre a abertura do Círio e o Recírio) deverão ser solicitadas pelo e-mail imprensa@ciriodenazare.com.br, entre os dias 28 de agosto a 08 de setembro. A DFN não vai aceitar solicitações fora do período estipulado.

Os veículos receberão uma única credencial que dará direito à circulação nos perímetros das ruas que estarão fechados pelos órgãos de segurança e nos eventos, como Trasladação e a grande romaria de domingo, dia 08 de outubro. O período de entrega das credenciais será divulgado posteriormente pela Diretoria. 

A DFN informa que também disponibilizará a divulgação de fotografias, imagens e informações através da assessoria de imprensa da mesma, assim como pelas assessorias da Basílica Santuário e Guarda de Nazaré, além de poderem utilizar o material produzido pelos veículos oficiais encarregados da transmissão: TV Nazaré, TV Basílica e TV Círio (estes dois canais do YouTube), além dos sites oficiais e das redes sociais participantes: Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário, Círio Oficial, Guarda de Nazaré e Fundação Nazaré, obviamente com os devidos créditos.

O credenciamento de fotógrafos, cinegrafistas e repórteres para o registro do Manto 2023 na sacristia da Basílica Santuário, dia 05 de outubro, será de responsabilidade da Basílica Santuário, independente do credenciamento para o Círio 2023. A DFN se compromete a divulgar as fotos e o descritivo oficial tão logo ocorra a apresentação.

Confira abaixo as orientações gerais para credenciamento:

  • Veículos profissionais que serão credenciados: TVs, rádios, jornais impressos e portais de notícias. Não serão liberadas credenciais para setores administrativo e financeiro, por exemplo.
  • Cada veículo deve informar o nome do profissional, cargo e comprovante de vínculo empregatício. A credencial será única para todo o período da quinzena ciriana.
  • Blogs e Sites: somente será liberado para jornalistas profissionais. No caso de não jornalista, será exigido no mínimo um ano no ar e com número relevante de visualizações (que devem ser comprovadas).
  • Freelas (autônomos): profissional jornalista ou fotógrafo profissional (com experiência no mercado).
  • Estudantes: não será liberado credenciamento. A orientação da Diretoria da Festa de Nazaré é que eles utilizem material dos sites oficiais e redes sociais, sempre colocando os créditos de textos e fotos. Veículos subordinados a instituições de ensino devem enviar as solicitações por meio de ofício do profissional responsável.
  • Redes sociais: será liberado para veículos, profissionais da área e/ou que tenham um trabalho relevante neste segmento e apropriado para a cobertura do Círio de Nazaré.