Notícia

Devotos conferem a descida da Imagem Original do Glória

09/10/2020

A cerimônia pode ser acompanhada pela TV. Basílica estará fechada para o público.

Como ocorre tradicionalmente desde 1992, neste sábado (10), a partir das 11h30, acontecerá a cerimônia da descida do Glória, em que a Imagem Original encontrada por Plácido desce do seu Altar-mor para ficar mais próxima aos fiéis. Tradicionalmente esta cerimônia ocorre após a chegada da procissão da motoromaria. Este ano, como as procissões foram canceladas, ocorrerá a Missa às 8h30, seguida da pregação do Padre João Paulo Dantas e, em seguida, a descida, na Basílica Santuário, que estará fechada para o público. A Imagem será retirada do Altar-mor pelo diretor Sandoval Pereira. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) orienta os devotos a acompanharem toda a cerimônia pelos canais oficiais de transmissão.

Raridade – A descida da Imagem Original do Altar-mor da Basílica é rara, a saída dela é mais rara ainda. Ela só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais, como na procissão do Círio 200 e durante a visita do Papa João Paulo II à Belém – no dia 9 de julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a Imagem, da janela do Arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé. Atualmente, a Imagem só desce em outubro, no período da quinzena nazarena, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica a Santuário.

História – Em 1969, o Vigário de Nazaré, Padre Miguel Giambelli, decidiu descer a Imagem do Glória para ficar no Presbitério, mais perto do povo, substituindo a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt. Nas primeiras descidas, o fato ocorria às 23h, após a chegada do Pároco na Basílica, depois da Trasladação.  Antes, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré descia do Glória discretamente, com a Igreja fechada. Mas, desde 1992, a Basílica Santuário abre as portas para os fiéis acompanharem este momento especial e chegarem mais perto da Imagem encontrada pelo caboclo Plácido. Pela primeira vez desde então, este momento será fechado.


A Imagem encontrada por Plácido tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o Altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal anti projétil. Reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. Traz no braço esquerdo um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.