Notícia

Diretoria do Círio inaugura espaço interativo no Memórias de Nazaré

15/06/2023

Programação faz parte do I Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré, que acontece até amanhã, no Hangar.

 

Hoje, 15 de junho, a partir das 16h, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) inaugura mais um espaço no Museu Memória de Nazaré, que possui instalações imersivas e interativas desenhadas para convidar os visitantes a viver a história do Círio como uma experiência sensorial em qualquer dia do ano. A sala é imersiva e envolvente com projeção de 180 graus. São aproximadamente 3 metros de altura e 12 metros de circunferência com projeção de conteúdo captado originalmente utilizando realidade virtual.

 

"Desde o Círio passado, o museu conta com aparelhos de realidade virtual onde os visitantes são imersos numa das mais belas celebrações do Círio, a Descida do Glória em vídeo 360. Após o vídeo imersivo, os visitantes podem tocar na representação holográfica da Imagem Original usando as próprias mãos, através da tecnologia ‘reality touch’. Este ano, expandimos o acesso aos vídeos de realidade virtual para todas as 13 procissões oficiais por meio da criação da sala 180 graus. Além de imersiva, a sala é interativa, permitindo ao visitante escolher quais eventos dos Círios anteriores deseja presenciar. Além das 13 procissões que compõem o Círio de Nazaré em Belém, em comemoração ao Primeiro Congresso Mariano Internacional, os visitantes também serão transportados virtualmente aos santuários de Aparecida, em São Paulo, Guadalupe, no México, Lourdes, na França, Fátima e Nazaré, em Portugal, por meio da tecnologia inovadora ‘reality room’, importada dos Estados Unidos", conta Danilo Moura Silva, da equipe de criação.

 

Em 2022, para comemorar os 10 anos do Museu, a DFN organizou uma revitalização do espaço. Instalado ao lado da Casa de Plácido, o Memória de Nazaré abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu maior momento no Círio. São fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão.

 

Neste novo museu, completamente reformulado, os visitantes fazem uma viagem pelo tempo para conhecer os principais personagens, histórias e lendas relacionadas à origem da devoção a Nossa Senhora na Amazônia. “Detalhamos como a devoção começou em Belém, desde o momento em que o caboclo Plácido encontra a sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na floresta, próxima ao igarapé Murutucu, os relatos do milagre do sumiço da imagem, a evolução da devoção, os primeiros milagres, o primeiro Círio, o surgimento da corda, e sua evolução até a magnitude que a procissão e eventos relacionados ao Círio adquirem atualmente, que nos dão o título de maior Festividade Católica do Mundo. Mostramos os principais momentos e homenagens desta grande celebração de fé, que envolve a todos, sem distinção”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2023.

 

SALAS & EXPOSIÇÕES

 
As Raízes de Nossa Identidade

A Origem da Devoção na Amazônia

O Achado de Plácido

A Primeira Ermida

O Primeiro Círio de Nazaré

A Berlinda & A Corda

As Procissões

Sala 180º

Sala dos Mantos/ A Imagem Peregrina

A Basílica Santuário

A Imagem Original

Sala das Promessas 

 

O Círio 2023

 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

 

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Econômico Comércio de Alimentos, Esamaz, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções, Jefferson e Refrigerantes Cerpa. E mais 54 apoiadores.


Fotos: SIMULATED REALITY