Notícia

Diretoria do Círio lança Romaria da Acessibilidade

24/08/2023

A 14ª procissão da festividade de Nazaré vai permitir a participação de pessoas com deficiência.

A Diretoria da Festa de Nazaré divulgou a 14ª procissão do Círio de Nazaré, a Romaria da Acessibilidade, na noite do último dia 17, em coletiva. A romaria ocorrerá no dia 21 de outubro (sábado), com saída prevista para as 8h, da Praça Santuário, logo após a Romaria dos Corredores. O trajeto escolhido priorizou ruas arborizadas no centro de Belém. A romaria sairá da Rua Dom Alberto Ramos (ao lado da Basílica Santuário de Nazaré), passará pelas avenidas Generalíssimo Deodoro e Braz de Aguiar, Travessa Quintino Bocaiúva, Avenida Nazaré, finalizando na Praça Santuário. Os detalhes para a logística do trajeto serão acertados com as organizações, movimentos sociais e órgãos de segurança.

A romaria foi idealizada para a público que tem algum tipo deficiência ou mobilidade reduzida. Era uma antiga reivindicação de devotos que gostariam de participar do Círio, mas tinham receio devido ao longo trajeto ou ao grande número de devotos das outras romarias. “Essa era uma solicitação antiga dos devotos e que agora foi possível atender. Tudo foi pensado para acolher da melhor forma aquelas pessoas que não se sentem seguras ou tem dificuldades de participar das grandes procissões”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2023.

Representando o governo do Estado, a coordenadora de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, falou sobre o trabalho que deve ser executado para atender os romeiros. "Nós daremos suporte à nova romaria não só com incentivos, mas também com a nossa equipe multiprofissional, que estará à disposição. É motivo de muito orgulho para a Sespa estar neste projeto, pois ele já está sendo pensado em conjunto com a Diretoria desde o mês de abril. É motivo de muita satisfação vê-lo ganhando vida, e este está sendo um momento histórico", disse a coordenadora.

Nayara Barbalho informou também sobre a assistência que será dada ao público durante a procissão. "Nós vamos disponibilizar tecnologias assistidas ao longo da romaria, teremos apoio de profissionais de diversas áreas da saúde, abafadores em caso de barulhos para quem tem sensibilidade auditiva e pontos de atendimento", acrescentou.