Notícia

Diretoria do Círio oferece apoio aos peregrinos de Nazaré

02/10/2023

De 03 a 07 de outubro, a Diretoria do Círio vai acompanhar os grupos que vêm caminhando para o Círio de Nazaré.

Na semana do Círio é comum encontrar nas ruas de Belém e rodovias estaduais, romeiros vindos a pé ou em bicicletas, sozinhos ou em grupos, do interior, principalmente de municípios do nordeste paraense, até a Basílica de Nazaré. Para oferecer apoio a estes romeiros, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), desde 2016, realiza o projeto “Peregrinos de Nazaré”.

No período de 03 a 07 de outubro, a Diretoria da Festa e a Guarda de Nazaré, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), estarão no trecho entre o município de Castanhal, Belém e na Alça Viária prestando apoio aos romeiros, com 18 pontos de apoio ao longo da BR 316 até a Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré, e mais 05 pontos na PA 483/ Alça Viária.

“Diversos órgãos também darão este apoio, como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, SESPA, Cruz Vermelha, Samu, Defesa Civil, DETRAN, Semutran, entre outros. Também conseguimos oferecer maior apoio logístico ao chegarem na Basílica Santuário e Casa de Plácido”, explica Franco Marcial, diretor responsável pela Comissão Interna de Acolhida (CIA).

História

Criada no início da década de 80, a Romaria Castanhal-Belém começou com um grupo pequeno de romeiros que vinha a pé do município até a Basílica de Nazaré. A distância é de 78 km/h, com quase um dia inteiro de caminhada. Atualmente, outros devotos de outras cidades paraenses fazem o mesmo na semana do Círio, seja a pé ou de bicicleta.

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.