Notícia

Diretoria do Círio realiza o primeiro Congresso sobre a devoção mariana

04/04/2023

O evento ocorre em junho, no Hangar, e reunirá os principais Santuários Marianos do mundo, entre eles o Santuário Nacional de Aparecida, o Santuário de Fátima em Portugal e Nazaré de Portugal . As inscrições já estão abertas.

 

Entre os dias 14 a 16 de junho, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza o I Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré, com o objetivo de reunir os principais Santuários Marianos do mundo para debates sobre a devoção mariana, fortalecimento e integração entre eles, e assim fomentar também o turismo, a economia e a fé nesses locais, criando, se possível, uma rota turística mundial em torno da devoção a Nossa Senhora. Além disso, a DFN também reunirá organizadores de Círios de Nazaré, que acontecem em outras cidades, para trocar experiências exitosas, buscando melhorias organizacionais. Ainda há a possibilidade de criação de um calendário anual desta manifestação.

 

O evento inicia dia 14 de junho, às 9h, com uma missa no nosso principal Santuário, a Basílica de Nazaré, que este ano celebra o centenário do título basilical. A sessão solene de abertura ocorre no mesmo dia, no Hangar, a partir das 19h, com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e diversas autoridades. No dia 15 a programação continua ao longo do dia, com palestras de representantes sobre a devoção mariana no Santuário Nacional de Aparecida e em Fátima, Portugal, além da implantação dos grupos de trabalho.

 

No dia 16 a programação conta com palestras sobre as devoções marianas no Santuário de Lourdes (a confirmar) e em Nazaré, Portugal. Os participantes também poderão conhecer como ocorre o Círio de Nazaré em outras cidades do Pará, e do Brasil, e um pouco mais da devoção mariana em outros Santuários. Ao final, o Congresso pretende apresentar um documento com as conclusões dos debates e missões para aumentar e consagrar essas devoções no mundo todo. “Nossa principal motivação para realizar este evento, que ocorre dentro da celebração do centenário do título basilical do nosso Santuário de Nazaré, é fomentar uma integração entre os principais Santuários Marianos do mundo, compartilhar experiências, assessorias, e tornar este evento periódico, cada vez em um Santuário, e talvez, até criando um passaporte, para dar a quem visita os Santuários ao redor do mundo, descontos em diversos serviços. Isso e muito mais será debatido neste evento e convidamos todos os devotos a participarem”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2023 e diretor geral do Congresso.

 

Os participantes poderão também realizar visitas guiadas à Basílica de Nazaré, Catedral de Belém, Museu de Arte Sacra e ao museu Memória de Nazaré, com instalações imersivas e interativas desenhadas para convidar os visitantes a viver a história do Círio como uma experiência sensorial em qualquer dia do ano. Os inscritos também terão acesso livre para visitar a FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que ocorre no mesmo período, no Hangar. No sábado e domingo, dias 17 e 18, os participantes poderão conhecer os pontos turísticos da cidade e participar da edição do Caminho do Círio, no domingo, dia 18 de junho, com saída da Catedral de Belém, às 7h30.

 

O Evento conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR, e Secretaria de Estado de Cultura – SECULT, além de algumas empresas patrocinadoras.

 

Serviço:

 

I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DEVOÇÃO MARIANA E CÍRIOS DE NAZARÉ

Data: 14 a 16 de junho de 2023

Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Horário: programação diária

Inscrições:  pelo site http://ciriodenazare.com.br/i-congresso-internacional-devocao-mariana-e-cirios-de-nazare    

 

O Círio 2023

 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

 

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Econômico Comércio de Alimentos e Equatorial Energia. Como apoiadores master Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 37 apoiadores.

 

Foto: Rosana Pinto- Ascom DFN