Notícia

Diretoria do Círio realiza testes com a nova corda que será utilizada nas procissões deste ano

12/06/2023

Pela primeira vez, a corda do Círio de Nazaré será produzida no Pará, pela empresa CTC, de Castanhal.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) informa que a entrega do laudo dos testes realizados com a corda que será utilizada nas procissões do Círio deste ano, doada pela CTC, ocorrerá nesta segunda, dia 12 de junho, às 10h, no Laboratório de Engenharia Civil (LEC), localizado no Centro Tecnológico da UFPA, campus Guamá. Na ocasião, estarão presentes representantes da UFPA, DFN, CTC e Governo do Estado.

Pela primeira vez a corda do Círio de Nazaré, um dos principais ícones da festividade, usada nas duas maiores e mais tradicionais procissões, o Círio e a Trasladação, será produzida totalmente no estado do Pará. A corda é uma doação da empresa Castanhal Companhia Têxtil (CTC) à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).

Um protótipo de 50m foi produzido pela empresa CTC e testado no laboratório da UFPA. Após a entrega dos laudos, será iniciada a produção da corda utilizada nas procissões, que terá 800 metros de comprimento com partes de 400 metros, para cada romaria, tendo 50 milímetros de diâmetro. Ela já virá adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.

Como é feita a corda do Círio

A corda utilizada no Círio e na Trasladação é feita de sisal, uma fibra vegetal muito dura e resistente. Na verdade, trata-se de uma opção resistente e agradável ao tato, e por conta disso, é ideal para utilização nas procissões.

Nesta nova proposta da CTC, a corda será produzida por uma composição de fibras de Malva e de Juta, todas elas plantadas e cultivadas na região Amazônica. Esta nova composição fica mais macia ao toque das mãos, pela presença da Malva, sem, no entanto, perder resistência, em razão dos fios de Juta. Quanto ao seu processo de transformação em fios, são muitos os estágios de fabricação, desde a colheita, até a produção final. A CTC é uma empresa familiar fundada em 1966, em Castanhal, e possui 1.100 empregados.

Histórico – A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

Serviço:

ASSUNTO: Teste da Corda do Círio 2013

LOCAL: Laboratório de Engenharia Civil da UFPA, localizado na R. Igarapé Tucunduba, 974 - Guamá, Belém - PA, 66075-123

DATA: 12 de junho de 2023

HORA: 10h

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Econômico Comércio de Alimentos, Esamaz, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções, Jefferson e Refrigerantes Cerpa. E mais 54 apoiadores.

Fotos: Soraya Montanheiro