Notícia

Diretoria do Círio retoma “Na Praça com Maria” neste final de semana

02/08/2023

O evento volta na Praça Santuário, abrindo a intensa agenda de eventos até outubro.

Neste final de semana, dias 04 e 05 de agosto, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) volta com mais uma edição do “Na Praça com Maria”, na Praça Santuário, evento que já faz parte da programação oficial do Círio de Nazaré. Esta é a terceira edição do ano.


Nos dois dias ocorre uma variada programação musical, a partir das 19h, na sexta, e das 17h, no sábado. Na sexta, dia 04, às 19h, tem apresentação da banda dos Fuzileiros Navais, e às 20h30 se apresenta a cantora Dhiana Lima. No sábado, dia 05, a programação começa mais cedo, às 17h, com show do grupo Trio Chamote. Às 18h se apresenta o grupo Trio Luz de Tieta, e às 19h, o cantor Joelson Pantoja.

Carismática e com uma voz potente, mas ao mesmo tempo suave e doce, a artista Dhiana Lima é formada em canto lírico, e já fez uma homenagem ao Círio com o samba “Mãezinha de Nazaré”. Utilizando uma inusitada estrutura instrumental: banjos (corda), flautas (sopros) e bateria (pau), o Trio Chamote agrega elementos tecnológicos em suas gravações como forma de experimentar novas timbragens, bem como a confecção de uma bateria e de um banjo específicos para alcançar novos timbres acústicos, propondo uma nova linguagem sonora para a música amazônica. É formado por Charles Matos (bateria), Luizinho Lins (banjo amazônico) e Sílvio Barbosa (flautas e sax).

Joelson Pantoja esbanja talento ao cantar o chamado brega saudade, também conhecidas como “pedradas” no linguajar do paraense. Ele tem 17 anos de carreira e já passou por várias bandas até chegar na carreira solo. Apaixonado por músicas dos anos 60, 70 e 80, recebeu o título de 'Príncipe da Saudade’, pela saudosa Cleide Moraes. O artista começou na música cantando em igrejas católicas, participou de programas de calouros, mas se tornou conhecido mesmo do grande público ao participar de grupos como a Banda 007, Banda Quero Mais e Sayonara.

O cantor paraense tem como referências na música nomes como Roberto Carlos e Jerry Adriani, o que o identifica como um artista que se inspira pelas músicas românticas do passado. No Pará ele cita Cleide Moraes, Teddy Max, Edilson Moreno, Nelsinho Rodrigues, Lima Neto, Cabaré do Brega, Joelma Calypso, Manu Bahtidão, Wanderley Andrade e Kim Marques, artistas que representam as várias vertentes do gênero brega, a sua paixão.

Além da programação cultural, comidas e venda de artesanato, o evento também terá adoração ao Santíssimo, na Capela Mãe da Eucaristia, localizada no subsolo do Altar Central.


SERVIÇO

Projeto Na Praça com Maria

Data: 04 e 05 de agosto

Onde: Praça Santuário

Hora: a partir das 19h, na sexta, e das 17h, no sábado.

Entrada gratuita.

 

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 55 apoiadores.