Notícia

E vamos nos despedir de mais um Círio de Nazaré!

19/10/2023

Neste domingo será anunciado o tema do Círio 2024.

E chega a hora de dizer adeus. O encerramento da 231ª edição do Círio de Nazaré acontecerá neste domingo, dia 22 de outubro, com uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, na Basílica Santuário, às 18h, seguida de apresentação da Amazônia Jazz Band, na Concha Acústica, a partir das 19h, de um vídeo mapping na fachada da Basílica e anúncio do tema do Círio 2024, além dos tradicionais fogos, apenas com espetáculo de cores e música, a partir das 21h45. No total foram 15 dias de devoção e expressão de fé à Nossa Senhora de Nazaré.

“Foi mais um Círio especial, com um balanço muito positivo, em que as pessoas se sentiram mais seguras para estar nas ruas, unidas, e, portanto, a expectativa de público em todas as procissões foi superada. Muitas pessoas se aproximaram mais ainda de Deus e percebemos isso nos milhões de olhares de fé, lágrimas, emoções nos rostos. Também a quantidade de promessas depositadas nos carros no dia do Círio foi bem expressiva. Então creio que o nosso principal objetivo conseguimos alcançar: aproximar as pessoas de Deus. Nosso segundo objetivo também foi realizado, não tivemos nenhum incidente grave em nenhuma das 14 romarias. Isso é um verdadeiro milagre. E o nosso terceiro objetivo foi realizar as procissões dentro do cronograma previsto, sem demoras ou atrasos”, avalia o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) deste ano, Antônio Salame.

Vídeo mapping – A partir das 21h45, será realizada uma projeção de vídeo mapping na fachada da Basílica de Nazaré pelo projeto “Cores, Sons e Sensações”. O espetáculo é aberto ao público. A realização é do VJ Lobo e da Amplicriativa, com apoio da Basílica Santuário, Diretoria da Festa de Nazaré e Arquidiocese de Belém. O projeto tem patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Semear, do Ministério da Cultura e Governo Federal. 

“Este ano o vídeo mapping vai contar a história das 12 virtudes de Nossa Senhora de Nazaré, das graças alcançadas por diversas pessoas que entrevistamos durante dois meses, como por exemplo uma mãe que conseguiu a sua casa depois de uma enchente. Vamos falar também como os barnabitas chegaram em Belém, depois do achado da Imagem por Plácido, como o local se tornou a Basílica Santuário que conhecemos hoje, celebrando seus 100 anos. E fazer uma homenagem ao nosso arcebispo, Dom Alberto”, destaca VJ Lobo.

O público pode acompanhar esse espetáculo presencialmente ou de casa: haverá transmissão ao vivo pela TV Nazaré, TV Círio, instagram do Círio de Nazaré (@ciriooficial) e redes da Basílica Santuário.

O que é vídeo mapping?

É uma técnica de projeção que consiste em programar conteúdos audiovisuais para serem projetados em objetos e superfícies como fachadas de prédios e monumentos. A técnica permite que o artista promova a interação entre conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. Para isso, a perspectiva e a luz sobre o objeto devem ser devidamente estudadas antes da projeção. Durante a projeção será anunciado o tema do Círio 2024.

O show de fogos - O espetáculo de fogos deve durar cerca de 5 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Neste ano, serão usados fogos de efeito pirotécnico de baixo ruído, respeitando a determinação da proibição de soltura de fogos de artifício com estampido em todo o Pará, integrante do Código Estadual de Proteção aos Animais. Os fogos serão instalados próximos da Basílica.

Para garantir a segurança do encerramento da festa, o Arraial de Nazaré será fechado para a entrada do público a partir das 21h. Será reaberto somente na segunda, a partir das 9h.

 

Segurança

 

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, (Semob) fará o bloqueio da avenida Nazaré com a avenida Generalíssimo Deodoro e a Vila Leopoldina, a partir das 21 horas, visando à grande demanda esperada para assistir a programação. A medida é necessária para garantir maior segurança viária aos pedestres, no acesso à Praça Santuário. As vias serão liberadas assim que os fogos encerrarem.

Em função dessa interdição temporária,  as linhas de ônibus que circulam pela avenida Nazaré serão desviadas pela travessa Rui Barbosa, seguindo pela avenida Gentil Bittencourt, a destino, e os que acessam a Nazaré, pela travessa Quintino Bocaíuva, seguirão direto pela Gentil Bittencourt, a destino.

 

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, BBF, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.

 

Acompanhe as transmissões ao vivo:

TV NAZARÉ – CANAL 30

https://www.youtube.com/@redenazare

Instagram do Círio de Nazaré - @ciriooficial

Facebook da Basílica Santuário: @basilicadenazareoficial

 

YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare

Redes do Projeto Cores, Sons e Sensações: https://www.instagram.com/sintacoresesons/