Notícia

Imagem Peregrina estará neste final de semana em Imperatriz, no Maranhão, e Nazaré, no Tocantins

28/07/2023

Devotos de Imperatriz e Região, no Maranhão, recebem neste sábado e domingo, dias 29 e 30, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Esta será a segunda vez que a Rainha da Amazônia visita Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, distante 636 km de São Luís e a 597 km de Belém.

A paróquia de São Francisco de Assis, dos frades Capuchinhos, vem preparando a visita da imagem peregrina desde o início do primeiro semestre deste ano. “Vejo Nossa Senhora de Nazaré como uma graça de Deus e será uma comemoração de 30 anos que a imagem veio pela primeira vez à Imperatriz. Será um momento de graça que nós vamos vivenciar tudo aquilo que traz a espiritualidade mariana”, disse Frei Deusivan dos Santos, pároco da Paróquia Franciscana.

O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, também mobilizou as 34 paróquias de 13 cidades para participar deste momento histórico. A última visita ocorreu há 30 anos, no dia 19 de junho de 1993, quando a Imagem percorreu vários Estados em comemoração aos 200 anos do Círio de Nazaré.

Programação

A imagem com a comitiva da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) chegará em Imperatriz por volta das 17h de sábado. O ponto de encontro será na BR-010, em seguida haverá uma carreata da rodovia BR-010 até a Comunidade de Santa Clara.

A procissão luminosa seguirá da Comunidade de Santa Clara e passará pela Comunidade de Nossa Senhora do Carmo até o ginásio da Paróquia de São Francisco, onde será celebrada a Santa Missa. A celebração da Missa de despedida será às 7h da manhã do dia 30 de julho. De Imperatriz, Nossa Senhora seguirá para uma visita inédita à cidade de Nazaré do Tocantins.

A partir das 17h ocorre uma carreata de Santa Terezinha para Nazaré. Às 18h inicia a procissão luminosa da entrada da cidade até a Igreja Matriz, com realização de Missa e show de evangelização.

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 55 apoiadores.