Notícia

Imagem Peregrina participa do Círio de Portel, no Marajó

10/08/2023

A programação acontece neste final de semana, com a Trasladação, no sábado, e a procissão, no domingo.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará neste final de semana, dias 12 e 13, participando do Círio de Portel, na Ilha do Marajó. Todos os anos a procissão reúne uma multidão de fiéis. Em 2022, de acordo com a organização, entre cinco e oito mil pessoas participaram da edição de número 125. Neste ano, o tema da romaria será “Mãe, Eis aí os Vossos Filhos”.

Além dos devotos da cidade, o Círio também reúne inúmeros romeiros vindos da zona rural e de outros municípios do Marajó, como Breves, Melgaço e Bagre e, também, de Macapá, no Amapá.

A festa resgata e preserva o legado da presença da igreja católica em Portel. A celebração do Círio começou na Capela de Nossa Senhora de Nazaré, mais tarde demolida e construída no terreno do atual prédio da Prefeitura. Desde 1967 as celebrações do Círio acontecem na atual Igreja Matriz.

A programação começa no sábado, dia 12, às 15h, com a chegada da Imagem no aeroporto de Portel. Às 19h tem início a tradicional Trasladação, com saída da Igreja Matriz e chegada na Igreja do Divino Espírito Santo. No domingo, dia 13, a procissão do Círio tem início às 7h, com missa de encerramento às 11h, na Igreja Matriz. Às 12h a Imagem retorna para Belém.

“Em mais um ano participaremos desta grande festa de evangelização na ilha do Marajó, levando a fé católica e a devoção a Nossa Senhora de Nazaré para todo o estado. Esta é a nossa missão”, conta Jorge Rezende, diretor de evangelização e responsável pela agenda de visitas da Imagem Peregrina.

 

Confira a programação:

SÁBADO – DIA 12

 

15:00 

Chegada da Imagem Peregrina - Aeroporto de Portel.

15:15

Saída da Imagem Peregrina – Aeroporto para Terminal Hidroviário.

15:45

Chegada da Imagem Peregrina - Terminal Hidroviário Absalão.

16:00

Cerimônia de Chefe de Governo.

17:00

Saída do Terminal Hidroviário para a Igreja Matriz.

18:00

Missa - Encerramento das Peregrinações - Igreja Matriz.

19:00

Trasladação do Círio – saída da Igreja Matriz.

21:00

Chegada da Trasladação na Igreja do Divino Espírito Santo.

22:00

Chegada da Imagem - Igreja do Divino Espírito Santo para a Capela da Casa Paroquial.

 

DOMINGO – DIA 13

 

3:30

Concentração da Alvorada – Praça da Matriz

4:00

Alvorada do Círio - saída Praça da Matriz para a Igreja do Divino Espírito Santo.

6:00

Missa do Círio - Igreja do Divino Espírito Santo.

7:00

Procissão do Círio – saída da Igreja do Divino Espírito Santo para Igreja Matriz.

11:00

Missa do Círio – Igreja Matriz

12:00

Saída da Imagem Peregrina para o Aeroporto

 

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 62 apoiadores.

Foto: Arquivo DFN