Notícia

Imagem Peregrina participa do Totus Tuus em Goiânia

26/05/2023

Nos dias 26, 27 e 28 de maio, a Imagem Peregrina estará em Goiânia participando da programação do maior evento mariano do Centro-Oeste.

 

Nos dias 25, 27 e 28 de maio a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará em Goiânia participando das celebrações do Totus Tuus 2023, maior evento mariano do Centro-Oeste. O evento pretende mostrar aos goianos momentos da experiência do Círio de Nazaré. O coordenador do Círio 2023, Antônio Salame, o diretor de eventos, Ronaldo Martins, e o Padre Francisco Assis de Oliveira, presidente da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), vão conduzir a Imagem.

 

A Imagem chega nesta sexta, dia 26, por volta das 10h, e segue em carreata para a Catedral Metropolitana de Goiânia, permanecendo em vigília até o sábado, dia 27. Às 14h do dia 27, a Imagem segue para o Goiânia Arena, para participar da programação do Totus Tuus, saindo às 20h30 para a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, permanecendo durante todo o domingo, 28, com missas e momentos marianos. O retorno à Belém está programado para às 16h do domingo.

 

Sobre o Totus Tuus

 

A 7ª edição do evento é uma celebração da fé católica, organizado pela Associação Assunção, Arquidiocese de Goiânia e Paróquia Nossa Senhora da Assunção em parceria com outras organizações, e acontece no dia 27 de maio, a partir das 13h, no Ginásio Goiânia Arena, com a expectativa de reunir milhares de pessoas, com caravanas de diversas partes do país.

 

“É a primeira vez que levamos a Imagem para este evento. Nosso objetivo com essas peregrinações de Nossa Senhora por todo o Brasil é a evangelização e a propagação da devoção mariana, despertando a certeza da intercessão de Nossa Senhora e reunindo fiéis católicos de todas as idades e de todos os locais para conhecerem o nosso Círio de Nazaré”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2023.

 

Com uma programação diversificada, incluindo palestras, santa missa, momentos de oração e música católica, o principal propósito é fortalecer a fé dos participantes e despertar neles um compromisso maior com a Igreja e com a sociedade. Em 2022 a imagem de Nossa Senhora de Fátima veio diretamente de Fátima - Portugal para estar presente no evento que reuniu mais de 15 mil fiéis em um único dia. “Ela vem para transformar o nosso coração e nos encher de alegria”, comenta emocionado o Padre Marcos Rogério, sobre a visita de Nossa Senhora de Nazaré, este ano. Na chegada da Imagem ao evento, a cantora paraense Liah Soares entoará cânticos marianos e deve emocionar a todos com Vois Sois o Lírio Mimoso, hino oficial do Círio de Nazaré. 

 

A expressão em latim Totus Tuus significa TODO SEU (Todo de Maria) e tem sua origem nos escritos de São Luís Maria Grignion de Montfort como consagração total a Maria. O Papa João Paulo II não somente se consagrou, como também consagrou o mundo inteiro à Nossa Senhora no dia 7 de junho de 1981 na Basílica de Santa Maria Maior ao Imaculado Coração de Maria.

 

Programação:

 

Dia 26/05

 

10h – Chegada da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Aeroporto

10h20 – Saída da Imagem para a Catedral Metropolitana de Goiânia, em carreata.

14h – Chegada na Catedral Metropolitana de Goiânia.

 

Dia 27/05

 

14h – Saída da Imagem da Catedral para o Goiânia Arena – Totus Tuus.

20h30 – Saída da Imagem do Goiânia Arena para a Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

 

Dia 28/05

 

Imagem na Paróquia Nossa Senhora da Assunção

 

7h30 – Missa

10h – Missa

11 às 15h30 – Momento mariano

16h – Saída da Imagem para o aeroporto de Goiânia. 

 

O Círio 2023

 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

 

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções, Jefferson e Refrigerantes Cerpa. E mais 54 apoiadores.

 

Foto: Davi Jr