Notícia

Imagem Peregrina visita cidades do Baixo Amazonas

17/04/2023

As programações religiosas do Círio ocorrem durante o ano todo e as visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré às cidades, paróquias, hospitais e outras instituições já fazem parte da agenda. Para este mês, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) confirmou visitas ao baixo Amazonas, para as cidades de Terra Santa, dia 18 de abril, Faro, dia 19, Juruti, dia 20, Óbidos, dia 21, Oriximiná, dias 22 e 23.

De acordo com o responsável pela agenda da Imagem Peregrina, Jorge Rezende, as visitas têm como principal objetivo a evangelização. “Neste contato com o símbolo maior do Círio, os devotos renovam sua fé, promessas e agradecimentos. Muitas pessoas dessa região não têm condições de vir a Belém na época do Círio ou nunca nem estiveram próximas da Imagem, então é uma forma de aproximá-las e para que possam receber as bênçãos e graças de Nossa Senhora de Nazaré”, declara Jorge. 

A programação inicia no dia 18, em Terra Santa, a partir das 8h, com carreata do aeroporto pelas ruas da cidade, até a Igreja Matriz do município. Neste dia, a Imagem percorre todas as comunidades. Em Faro, dia 19, acontece uma procissão fluvial, a partir das 8h30, com chegada no porto do município. Às 17h30 inicia a procissão pelas ruas.

Posteriormente a Imagem segue para Juruti, onde ocorre no dia 20 de abril, uma carreata pelas ruas da cidade, encerrando a visitação após a missa das 19h30, com a realização da Noite Cultural, com venda de iguarias, atrações culturais e bingo. No dia 21, em Óbidos, a carreata ocorre a partir das 18h30. A Imagem também visita todas as comunidades católicas em Oriximiná, no dia 22, encerrando com procissão para a Igreja Matriz de Santo Antônio, a partir das 18h. A visita encerra no dia 23, na comunidade quilombola Serrinha.

Sobre as visitas da Imagem Peregrina - A DFN explica que as visitas a órgãos e instituições iniciaram desde os primeiros dias de 2023. O agendamento é feito considerando como prioridade a agenda de peregrinação da Igreja de Belém, entre Paróquias, Pastorais, Comunidades Católicas e Dioceses e Arquidioceses de outras cidades do Pará e outros estados. A Diretoria da Festa busca atender também instituições e empresas que estão comprometidas no apoio e patrocínio à realização do Círio 2023, além de hospitais e instituições de assistência social que lidam com público excluído e em situação de risco.

Programação:

De 18 a 23/04 - Baixo Amazonas

18/04 – Terra Santa:

8h – Acolhida da Imagem no Aeroporto, seguida de carreata pelas ruas da cidade.

9h – Acolhida da Imagem e dos devotos na porta da Matriz.

9h30 – Peregrinação da Imagem por todas as comunidades da cidade.

16h – Missa paroquial na praça da Igreja Matriz.

21 às 06h – Vigília na Igreja Matriz

19/04 - Faro:

6h – Missa de encerramento da peregrinação na Matriz.

7h – Entrega da Imagem para Faro.

8h – Visita à paróquia de Nossa senhora da Assunção.

8h30 – Procissão fluvial

9h30 – Chegada no porto de Faro e caminhada pelas ruas da cidade.

11h30 – Chegada na comunidade de Nazaré.

12 às 17h30 – Procissão

20h – Santa missa no ginásio do Morumbi.

20/04 – Juruti:

9h – Chegada da Imagem no porto da cidade, na orla. Logo após segue a carreata.

11h – Missa na comunidade São José

15h30 – Missa na comunidade São Pedro

17h30 – Carreata saindo da comunidade São Pedro até o hospital 9 de abril.

18h – Caminhada com a Imagem para a matriz

19h30 – Missa na igreja matriz Nossa Senhora da Saúde. Após a missa, ocorre a Noite Cultural no Clíper Arco-íris, com venda de iguarias, atrações culturais e bingo.

21/04 – Óbidos

9h – Acolhida da Imagem Peregrina e missa

12h – Momento mariano na igreja santa Terezinha

14h – Acolhida e visitação, na comunidade São Francisco de Assis.

17h30 – Momento mariano, na igreja São Francisco de Assis.

18h30 – Carreata pelas ruas

19h30 – Missa campal

22 e 23/04 – Oriximiná

8h do dia 22 – Chegada da Imagem no cais do porto, com início da carreata por todas as comunidades católicas de Oriximiná.

18h do dia 22 – Chegada da carreata na igreja matriz da área missionária.

23/04 – Visita à comunidade quilombola Serrinha.

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Econômico Comércio de Alimentos e Equatorial Energia. Como apoiadores master Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 37 apoiadores.

 

Foto: Arquivo DFN

 

Diretoria da Festa de Nazaré

Assessoria de Imprensa

55 (91) 98165-4160 (Rosana Pinto) 

Instagram: @ciriooficial

Facebook: @ciriodenazaré

Twitter: @CirioOficial