Notícia

Imagem Peregrina visita Comunidade Católica Mar a Dentro, em São Paulo

29/05/2023

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Comunidade Católica Mar a Dentro, em São José do Rio Preto (SP), no período de 30 de maio a 04 de junho, para uma série de programações religiosas na cidade. O padre Francisco Assis, presidente da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), e os diretores Jorge Xerfan e Roberto Damasceno conduzem a Imagem.


Durante seis dias, os devotos de Nossa Senhora poderão participar de uma extensa programação religiosa com missas, visitas a paróquias e uma pequena procissão alusiva ao Círio de Nazaré. “Esperamos que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré seja acolhida com muita devoção e amor e, pela experiência que temos das visitas a outros locais, por onde ela passa se pode sentir o consolo de Deus sendo derramado em muitos corações”, afirmou Antônio Salame, coordenador do Círio 2023.


Comunidade Mar a Dentro - Em 1990, um grupo de jovens e adultos, militares e civis, oriundos da RCC, uniu-se a partir do trabalho de evangelização realizado por Antônio Dilben Rabelo Fleming na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, RJ, a convite do então Capelão da AMAN, Pe. Duílio Antônio Antonini. Iniciava-se então, tendo como Fundador o próprio Antônio Dilben, a Comunidade Mar a Dentro.


Em agosto de 2005, a convite do então Arcebispo de Belém do Pará, Dom Orani João Tempesta, chegaram 10 missionários da Comunidade Mar a Dentro nas terras paraenses. O objetivo inicial da missão era desenvolver um trabalho de evangelização nas ilhas de Belém, na Pastoral Universitária e na Igreja das Mercês, situada no centro histórico da cidade.


Com o passar do tempo, a missão de Belém foi se reestruturando. Atualmente a missão da Comunidade conta com duas casas: uma localizada na cidade de Belém e outra na Ilha de Outeiro. 

 

No Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a comunidade promove um trabalho de evangelização, em conjunto com a Diretoria da Festa, especificamente com a Diretoria de Evangelização. Esse trabalho ocorre durante todo o ano na formação dos dirigentes de peregrinação (responsáveis pelos grupos de preparação e de novena). No mês de outubro acontece um encontro de formação que reúne cerca de 800 jovens evangelizadores. No dia da Trasladação, estes jovens evangelizam outros jovens, que seguem a imagem de Nossa Senhora puxando a corda da Trasladação. Durante os quinze dias que seguem a grande procissão do Círio, acontece o Círio Musical, que são shows católicos, missas e outras atividades, e durante esse tempo também trabalham na evangelização de jovens e adultos que participam desses eventos.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

30/05 - Terça-feira

15h45 – Acolhida no aeroporto de São José do Rio Preto

19h – Missa na comunidade Mar a Dentro

31/05 - Quarta-feira

19h30 – Missa na Paróquia São Pedro e São Paulo

01/06 - Quinta-feira

Visita ao Santuário de adoração permanente ao Santíssimo Sacramento e de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, em Iturama, Minas Gerais.

02/06 - Sexta-feira

18h30 – Chegada na Paróquia Santa Luzia (Mirassol)

19h – Missa na Paróquia Santa Luzia, presidida pelo bispo diocesano Dom Antônio Emídio Vilar.

03/06 – Sábado

9h – Visita na Koinonia São Miguel Arcanjo

10h – Visita a casa São João de Deus, do projeto Comunhão e Vida

17h – Momento mariano com os jovens

18h15 – Mini Círio, saindo da Comunidade Mar a Dentro até a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

19h – Missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

20h30 – Vigília de oração até 7h na comunidade Mar a Dentro

04/06 – Domingo

8h – Missa na Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião

10h – Missa na Paróquia Nossa Senhora do Brasil

12h – Tarde mariana na comunidade Mar a Dentro

15h – Oração do cenáculo

16h – Momento de consagração a Nossa Senhora de Nazaré

17h15 – Procissão em carreata da comunidade Mar a Dentro para a Catedral São José.

18h – Missa na Catedral São José

19h30 – Missa na comunidade Mar a Dentro

05/06 - Segunda-feira

Retorno para Belém

 

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções, Jefferson e Refrigerantes Cerpa. E mais 54 apoiadores.

Foto: Igor Cordeiro - Ascom Guarda