Notícia

Manhã dos Eleitos oferece diversas atividades para crianças autistas

21/09/2023

O evento é realizado pela Diretoria da Festa de Nazaré e tem o objetivo de levar evangelização e acolhida ao coração dos escolhidos.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) promove neste sábado, dia 23, mais uma edição da Manhã dos Eleitos, na Casa de Plácido, a partir das 8h. Todos os anos, a Diretoria da Festa escolhe um segmento da sociedade para homenagear e ajudar. Para este ano, os beneficiários serão crianças autistas entre 06 e 12 anos. A proposta é receber 60 crianças.

A programação inicia às 8h com a acolhida das crianças. “Todas receberão um broche com o símbolo do autismo, cordão de identificação e brindes especiais preparados com muito carinho. As crianças terão uma manhã especial, com muita diversão e acolhimento”, conta Karen Loureiro, responsável pela organização do evento. 

O evento contará com diversas atividades para as crianças que serão divididas em estações para melhor organização da dinâmica. Em cada estação haverá monitores voluntários para acompanhar e instruir as crianças, incluindo as integrantes da DFN. Para além do estímulo sensorial, motor e cognitivo, as atividades envolverão temáticas alusivas ao Círio, proporcionando aos presentes uma experiência cultural com o Círio de Nazaré. A previsão de término é às 12h.

Entre essas atividades estão oficinas de cartaz do Círio e de brinquedos de miriti, em que as crianças terão a oportunidade de ornar os cartazes com miçangas e papéis coloridos e fazer pinturas dos brinquedos, estimulando a criatividade, a coordenação motora fina e demais habilidades sensoriais. “Temos a proposta das crianças exporem os seus brinquedos (barquinhos) na exposição de miriti que ocorre todos os anos no Tribunal de Contas do Estado”, destaca Karen. 

Também serão ofertados momentos para contação de histórias, para estimular a criatividade, imaginação e interação social; excursão ao museu Memória de Nazaré, para vivenciar experiências sensoriais que estimulam os sentidos visuais, táteis e auditivos.

“Os responsáveis também terão atividades, com uma roda de conversa conduzida pela fundadora do Grupo Mundo Azul, Flávia Marçal, maquiagem, massagem nos pés e corte de cabelo. A proposta é disponibilizar aos acompanhantes um momento de acolhimento, com a troca de experiências entre os participantes. Também serão repassadas informações relevantes acerca dos direitos às pessoas com TEA”, esclarece Karen. 

História – A programação da “Noite dos Eleitos” começou em 1987, no dia 12 de outubro. Naquele dia, se percebeu uma grande sobra de alimentos no dia depois do Círio, enquanto as pessoas ainda estavam cansadas da maratona da procissão.  Na época que começou a “Noite dos eleitos”, o coordenador do Círio era Gleidson Dias de Figueiredo. Por uma questão de adaptação de espaço e para atender um número significativo de pessoas, a Diretoria da Festa, em 2003, optou por uma programação diurna, que foi chamada de “Manhã dos Eleitos”.

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Brasil Biofuels, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções, Jefferson e O Boticário. E mais 72 apoiadores.