Notícia

Preparação espiritual para o Círio 2023 inicia neste domingo

17/08/2023

O evento deve receber cerca de 2 mil pessoas que participarão dos encontros de peregrinação.

No próximo domingo, 20 de agosto, as pessoas que se disponibilizam para trabalhar como dirigentes de peregrinações vão receber a formação necessária para ministrar os encontros realizados em várias residências e empresas de Belém em preparação espiritual para o Círio 2023. A “Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação” ocorre na sede campestre da Assembléia Paraense, a partir das 8h. A formação será ministrada pelo padre João Paulo Dantas, orientador e revisor do livro das peregrinações, com missa de encerramento presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Durante o encontro, o grupo, estimado em duas mil pessoas, será auxiliado sobre como usar o Livro das Peregrinações, quais as comunidades receberão a visita de imagens da Santa, além de serem explicados os temas de cada encontro. Todos conhecerão passo a passo a fundamentação para os nove encontros que formam o ciclo de peregrinações das imagens.

Para ser um dirigente de peregrinação basta se identificar com o trabalho. Todos os anos são lançados convites nas paróquias e, quem quiser, pode participar. “Este é um momento muito importante na realização do Círio, pois nos reunimos nos lares, nos bairros, orando pela realização da nossa maior festa católica”, afirma o diretor de evangelização da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan.

O início das peregrinações começa após o Dia do Mandato, quando são abençoadas as imagens dos devotos. A celebração está marcada para o dia seguinte, 21 de agosto, em que todas as missas serão Missas do Envio, isto é, em todas as missas do dia os fiéis podem levar suas imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem abençoadas, na Basílica Santuário. As missas acontecem às 7h, 9h, 12h e às 18h, a missa oficial, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa. Para os organizadores, a Missa do Mandato marca oficialmente o primeiro ato da Festividade Nazarena. 

História

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi criada em 1972 pelo padre Giovanni Incampo, então pároco da Basílica Santuário, com o intuito de uma melhor preparação espiritual dos devotos para o Círio. Em junho deste mesmo ano, o Padre Redentorista Daniel Tamaccia veio à capital do Estado do Pará como pregador do Círio. Ele, que na região Sul do país já tinha experimentado a eficácia evangelizadora da peregrinação, sugeriu ao padre Giovanni que, ao invés das pregações ocorrerem somente durante a quinzena da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, se fizesse uma prévia evangelização um mês antes da procissão do Círio.

Diante disto, o Padre Daniel Tamaccia preparou um esquema de orações para que as pessoas se orientassem durante as peregrinações. Àquela altura, foram providenciadas 300 imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem distribuídas aos leigos que trabalhavam na Basílica e que formavam os grupos evangelizadores. Cada grupo se comprometeu a visitar cerca de 30 famílias. Logo no primeiro ano, as peregrinações aconteceram em, aproximadamente, 9 mil residências. Durante os 30 dias de peregrinação, todas as famílias abriram as portas de suas casas para a Virgem de Nazaré. Foi uma verdadeira evangelização. A nova programação funcionou tão bem que, no ano seguinte, outras paróquias de Belém também pediram para realizar as peregrinações.

Atualmente, igrejas de vários municípios do Estado se envolvem nesse processo de evangelização. Em 1994 foi introduzido o Livro 15 das Peregrinações, um guia que inspira e aproxima os fiéis durante as romarias pelos lares paraenses, que acontecem nos meses de agosto e setembro, em preparação para o Círio. Segundo a DFN, aproximadamente 120 mil residências são visitadas durante o período. 

Kits dos encontros

Os Kits de Peregrinação para Círio 2023 estarão disponíveis para retirada na Loja Lírio Mimoso, a partir do dia 21 de agosto, no horário das 09 às 11h30 e das 14 às 17h30, de segunda a sexta, com agendamento prévio. Os pedidos deverão ser solicitados diretamente na Loja Lírio Mimoso. Cada kit custará 40,00 e contêm 01 imagem de Nossa Sra. de Nazaré, 12 Livros de Peregrinação e 12 Cartazes. Os interessados também poderão baixar o livro em PDF no site www.ciriodenazare.com.br e no app oficial do Círio. 

Serviço: 

Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação

Data: 20/08

Horário: 8h

Local: sede campestre da Assembléia Paraense, na Almirante Barroso

Na ocasião, terá venda de produtos da Lojinha do Círio, como a camisa oficial do Círio 2023.

Venda de kits e livros na Loja Lírio Mimoso, R. da Basílica, Av. Nª Sra. de Nazaré, s/n. Valor: R$ 40,00 (somente para Paróquias)

Link loja virtual: https://basilicadenazare.com.br/loja/

Livro em PDF: www.ciriodenazare.com.br

Contato para informações: (91) 4009-8433

Email para envio do ofício em casos de impossibilidade de vinda até a loja

adm@liriomimoso.com.br

Dia do Mandato

Data: 21/08

Horários das missas: 7h, 9h, 12h e às 18h

Local: Basílica Santuário 


O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 62 apoiadores.


Fotos: Arquivo DFN