Notícia

Primeira das 14 romarias do Círio ocorre nesta quarta, dia 04 de outubro

03/10/2023

O Traslado dos Carros, instituído como procissão em 2019, teve sua primeira edição ano passado, por conta da pandemia.

Nesta quarta, dia 04 de outubro, sai pelas ruas da cidade a primeira romaria oficial do Círio 2023, o Traslado dos Carros, a partir das 20h, com concentração em frente à Basílica Santuário. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Arquidiocese de Belém anunciaram em dezembro de 2019 o Traslado dos Carros como uma Romaria Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A ideia da nova procissão foi sugerida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria, pelo fato de reunir muitos devotos em oração e pela representatividade dos carros como símbolos da festa.

A procissão, em sua segunda edição, terá a participação da Imagem Peregrina no carro berlinda, com decoração de Djan Slaviero, saindo da Basílica Santuário e seguindo pela avenida Nazaré, travessa 14 de Março, travessa Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco (Doca), rua Marechal Hermes, finalizando este ano no estacionamento do Porto Futuro, por conta das obras no galpão da CDP. São 5km de percurso, em duas horas de procissão, com estimativa de participação de 10.000 pessoas.

Antes da romaria, os carros permanecerão em exposição em frente à Basílica Santuário durante todo o dia, a partir das 7h até 17h. Nesta procissão são transportados o Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Barca Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Saúde e Carro da Sagrada Família.

Conheça os 14 carros

Carro da Saúde: Em 2021, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e os padres barnabitas apresentaram oficialmente um novo “Carro dos Milagres”. Denominado “Carro da Saúde”, o novo símbolo foi criado em homenagem ao padre Santo Antônio Maria Zaccaria, que além de religioso, era também médico e dedicou-se a salvar vidas. Nas laterais do carro as gravuras com a seguinte frase: Antônio Maria Zaccaria médico, padre e santo. A imagem segura com a mão direita uma cruz, simbolizando a religiosidade do Círio, e na esquerda leva a Imagem branca de Maria de Nazaré, que ficou conhecida em 2020 como Nossa Senhora de Nazaré da Saúde, depois da distribuição pela DFN para cerca de 40 hospitais de Belém. Na representação, o santo abençoa os profissionais da saúde.

Carro Dom Fuas: Inicialmente este carro representava somente o milagre acontecido em 1182 com o fidalgo português, evitando que seu cavalo despencasse em um abismo à beira do Atlântico, milagre esse que difundiu a devoção a Virgem em terras portuguesas. O carro de Dom Fuas Roupinho foi introduzido no Círio pelo conde dos Arcos, Dom Marcos Noronha de Brito, governador e capitão geral de 1803 a 1806, a pedido de Dona Maria I, rainha de Portugal, em 1805. Também conhecido como Carro dos Milagres por representar dois milagres - Dom Fuas e o do Brigue São João Batista.

Carro de Plácido: O carro representa o caboclo Plácido José de Souza que encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos pescadores portugueses, e a levou para casa. No dia seguinte, a imagem havia sumido e o caboclo foi reencontrá-la entre as pedras do igarapé Murutucu, no mesmo lugar onde estava da primeira vez. Em 2000, o carro do Caboclo Plácido foi doado pela Prefeitura de Ananindeua, com projeto e execução do arquiteto e artista plástico Fernando Pessoa.

Carro da Sagrada Família: Por ser o Círio uma festa que além de evangelizar, remete ao encontro das famílias, foi incluído na procissão, em 2017, pelo pároco de Nazaré, Padre Giovanni Incampo, o carro que representa a Sagrada Família de Nazaré (Jesus, Maria e José).

Barca Portuguesa: É uma xavega, tipo de barco usado em Portugal para a pesca. No Círio significa instrumento de pescar cristãos. Foi mandada da cidade de Aveiros no ano de 1971, quando era vigário de Nazaré o Padre Vicente Schiena, intermediado pelo Dr. Augusto Meira.

Barca da Guarda Mirim: Em 1990, a antiga Barca dos Escoteiros foi introduzida a pedido dos Escoteiros do Mar, por meio do Padre Caetano, que prestou por um longo tempo serviço na Diretoria do Círio.

Carros dos Anjos: O grupo do Carro dos Anjos da Paróquia de Nazaré foi formado em 1972, visando auxiliar aos que pagam promessas levando crianças vestidas de anjos, pois até então, muitas crianças se perdiam ou até mesmo se machucavam durante a procissão. Cerca de 300 voluntários atuam neste trabalho. Cada carro de Anjos comporta cerca de 50 crianças.

Barca com Vela: Também possui o significado de instrumento para pescar peixes, e, no Círio, como instrumento para pescar pessoas para o caminho de Jesus Cristo por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. Em 1982, a Barca com Velas foi doada por Chico Fonseca, que também foi diretor da festa.

Barca Nova: Também possui o significado de instrumento para pescar peixes, e, no Círio, como instrumento para pescar pessoas.

Barca com Remos: Também possui o significado de instrumento para pescar peixes, e, no Círio, como instrumento para pescar pessoas.

Barca Cesto de Promessas: O Cesto de Promessas é um depósito de fé, onde as pessoas colocam dentro dele seus pedidos e agradecimentos. Após a festa, estes papéis são abençoados pelo reitor da Basílica Santuário e queimados em uma linda cerimônia.

 

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, BBF, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.

FOTOS: Carlos Renan - Ascom GNSN e Sandro Barbosa.