Notícia

Primeira procissão do Círio 2022 sai nesta quarta, dia 05

05/10/2022

O Traslado dos Carros foi instituído como procissão em 2019, mas por conta da pandemia, este será o primeiro ano da realização como uma romaria oficial do Círio. 

Nesta quarta, dia 05 de outubro, sai pelas ruas da cidade a primeira romaria oficial do Círio 2022, o Traslado dos Carros, a partir das 20h, com concentração em frente à Basílica Santuário. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Arquidiocese de Belém anunciaram em dezembro de 2019, o Traslado dos Carros como a 13ª Romaria Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A ideia da nova procissão foi sugerida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria. Segundo o coordenador do Círio 2022, Antônio Salame, “a escolha foi por já atrair um grande número de devotos em oração e preparação para o Círio e pelo que os carros representam dentro de todos os símbolos da festa”.

 

A procissão terá a participação da Imagem Peregrina no carro berlinda pela primeira vez, com decoração de Djan Slaviero, saindo da Basílica Santuário e seguindo pela avenida Nazaré, travessa 14 de Março, travessa Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco (Doca), rua Marechal Hermes, praça Pedro Teixeira e galpão da CDP, percorrendo cerca de 5km, em duas horas de procissão. A Diretoria estima um público de 10.000 pessoas.

 

Os carros estão em exposição em frente à Basílica Santuário desde às 7h. Em 2019, último ano da realização do Traslado dos Carros, o público participante foi estimado em 3.000 pessoas. “Esperamos um número maior de pessoas este ano, principalmente por ser a primeira procissão nas ruas após dois anos”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões. Nesta procissão são transportados o Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Saúde e Carro da Sagrada Família. 

 

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará, Vale e Prefeitura de Ananindeua e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luiza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.

Foto: Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré