Notícia

Regiões do Menino Deus e Nossa Senhora do Ó recebem a visita da Imagem Peregrina

27/09/2022

De quinta a sábado, a Imagem percorre bairros de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Mosqueiro, na última maratona de visitas antes do Círio.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza a sexta e sétima visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas regiões do Menino Deus e Nossa Senhora do Ó, de quinta, dia 29 de setembro, a sábado, 01 de outubro, percorrendo bairros, paróquias e comunidades de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Mosqueiro.

A visita inicia na quinta, dia 29 de setembro, na região episcopal Nossa Senhora do Ó, no Seminário Pio X, seguindo para a paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Águas Lindas. O dia de homenagens encerra com missa na Igreja Nossa Senhora do Ó, na praça Matriz de Mosqueiro. Na sexta, dia 30, a Imagem percorre várias localidades no distrito de Mosqueiro e nos municípios de Benevides e Marituba, encerrando na paróquia Menino Deus, no centro de Marituba. No sábado a visita continua pelo município e por Ananindeua.


De acordo com a DFN, durante o ano, são realizadas mais de 400 visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que participa das procissões do Círio.

Em 2019, a Arquidiocese de Belém instalou a oitava região episcopal de Nossa Senhora do Ó, desmembrada da região do Menino Deus. A nova região atende o distrito de Mosqueiro e os municípios de Benevides e Santa Bárbara e engloba oito paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro), Santa Rosa de Lima (Benevides), Nossa Senhora do Carmo (Benevides), Santa Bárbara, São Pedro Pescador (Mosqueiro), Nossa Senhora da Conceição (Benfica), São Francisco de Assis Murinim (Benevides) e Nossa Senhora do Ó (Mosqueiro). O desmembramento foi necessário por conta do grande crescimento da população e instalação de novas paróquias, além de facilitar o trabalho missionário.

A Região Episcopal Menino Deus é uma das três mais antigas da Arquidiocese, e é a segunda vez que é separada. A primeira foi em 2005 para criação da Região São Vicente de Paulo, e agora para criação da Região Nossa Senhora do Ó. O Padre Ederaldo da Mata Silveira assumiu como Vigário Episcopal para a Região Menino Deus e o Padre Hélio Fronczack como o primeiro Vigário Episcopal da nova Região.

Com desmembramento a região Menino Deus continuou a abranger Marituba e Ananindeua, e reduziu de 20 para 16 paróquias, são elas: Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos, São Pio X, Santa Teresinha do Menino Jesus (Águas Lindas), São Pio de Pietrelcina, área missionária São Paulo Apóstolo, área missionária Perpétuo Socorro (Canaã) e área missionária Santíssima Trindade.

Programação aqui

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e a Vale e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luíza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sicoob, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.