Notícia

Romaria das crianças acontece pela 30ª vez

13/10/2022

Neste domingo, dia 16, mais uma Romaria das Crianças vai às ruas do entorno da Basílica Santuário, comemorando sua 30ª edição.


A procissão reúne, todos os anos, centenas de crianças, pais e idosos para homenagear a Rainha da Amazônia. “É uma romaria voltada para aqueles que não podem acompanhar a procissão do Círio, pois é mais tranquila e com um percurso menor, mas com a mesma devoção e fé das demais”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões.


A saída será às 8h, da Praça Santuário, logo após a celebração da missa, que começa às 7h, também na Praça, e será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém.  A Romaria das Crianças percorrerá a Av. Nazaré, Tv. 14 de março, Av. Governador José Malcher, Tv. Dr. Moraes, retornando para a Av. Nazaré e à Praça Santuário. O percurso da procissão é de 3,7 Km.

 

Nesta romaria, a Imagem Peregrina é conduzida no carro da Romaria das Crianças, com decoração de Paulo Morelli, acompanhada de mais quatro carros dos Anjos – ícones da Grande Procissão do Círio de Nazaré. Além disso, outros dois carros terão crianças do Hospital Ophir Loyola e da Guarda Mirim de Nazaré.

 

Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a Romaria deverá percorrer o percurso em aproximadamente 2h, com a participação de 250 mil pessoas, entre crianças e adultos, principalmente idosos. A primeira Romaria das Crianças foi realizada em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes. 

 

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará, Instituto Cultural Vale e Prefeitura de Ananindeua e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luiza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.

Foto: Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré