Notícia

Romaria dos ciclistas ocorre neste sábado pela manhã

11/10/2022

Como em outros anos, a Diretoria da Festa de Nazaré premiará bicicletas e um grupo de pedal.

A Ciclo Romaria, oitava romaria do calendário oficial do Círio 2022, ocorrerá neste sábado, dia 15, a partir das 8h. A decoração do carro berlinda será de Simone Cosme. Criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a procissão é acompanhada por centenas de ciclistas de vários lugares.

O trajeto sairá da Praça Santuário e passará por diversas avenidas e travessas até voltar para a Praça Santuário. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a estimativa é que cerca de 10 mil pessoas compareçam à romaria, entre ciclistas e pessoas que assistirão ao longo do percurso, que é de 14 km.

A previsão de conclusão da procissão é de aproximadamente 2h. As duas bicicletas que se destacarem na decoração e criatividade inspirada em Nossa Senhora de Nazaré serão premiadas pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), assim como a premiação para o maior grupo de pedal que estiver representado com sua camisa.

Percurso da Ciclo Romaria: Praça Santuário, avenida Nazaré, avenida José Bonifácio, avenida José Malcher, travessa 9 de Janeiro, travessa Antônio Barreto, Doca, Domingos Marreiros, avenida Alcindo Cacela, avenida José Malcher, travessa Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedêlo Corrêa, avenida Gentil Bittencourt, 3 de Maio, avenida Conselheiro Furtado, avenida Generalíssimo Deodoro, Caripunas, Quintino Bocaiúva e retorno na Av. Nazaré, rumo à Praça Santuário.

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará, Vale e Prefeitura de Ananindeua e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luiza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.

Foto: Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré