Notícia

Sorteio das escolas que conduzem os carros de promessas do Círio será nesta quinta-feira

28/08/2023

Durante o sorteio será definida a ordem de participação das escolas e os carros que cada uma conduzirá.

 

Nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, no Auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza uma reunião em que serão sorteadas as escolas que acompanharão os carros de promessa no Círio 2023. Este ano, 34 escolas foram convidadas. Todos os anos, as escolas de ensino médio conduzem estes carros e prestam apoio aos promesseiros durante a grande procissão do Círio. “Este é um momento muito importante não só para as escolas, mas também para definirmos a organização da disponibilidade dos carros ao longo do trajeto, uma parte imprescindível para o bom andamento da procissão. Desde às 4 da manhã, esses carros já começam a ser alinhados ao longo da avenida Presidente Vargas, com os alunos de cada escola responsável, aguardando a chegada da procissão”, afirma Antônio Sousa, diretor de procissões.

As escolas voltam a se reunir com a DFN no dia 23 de setembro para a “formação dos alunos das escolas”, momento importante para o fechamento da preparação dos estudantes. A programação está agendada para às 15h, na Casa de Plácido.

Em 2021, durante a pandemia de Covid e no segundo ano em que a procissão não ocorreu, a festa passou a ter 14 carros, com a introdução do Carro da Saúde. Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, o de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré, e o Carro da Saúde.

 

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 69 apoiadores.

 

Foto: Arquivo DFN