Notícia

Um domingo de bênçãos de Nossa Senhora para as crianças

12/10/2023

A romaria das crianças acontece pela 31ª vez e é a décima procissão do Círio 2023.

Neste domingo, dia 15, mais uma Romaria das Crianças vai às ruas do entorno da Basílica Santuário, comemorando sua 31ª edição. A procissão reúne, todos os anos, centenas de crianças, pais e idosos para homenagear a Rainha da Amazônia. “É uma romaria muito colorida, voltada para aqueles que pretendem louvar Nossa Senhora sem grandes sacrifícios, em uma caminhada orante e com cânticos durante todo o percurso, que é bastante rápido, com previsão de duração de duas horas”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões.

A saída será às 8h, da Praça Santuário, logo após a celebração da missa, que começa às 7h, também na Praça, e será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém.  A Romaria das Crianças percorrerá a Av. Nazaré, Tv. 14 de março, Av. Governador José Malcher, Tv. Dr. Moraes, retornando para a Av. Nazaré e à Praça Santuário. O percurso da procissão é de 3,7 Km.

Nesta romaria, a Imagem Peregrina é conduzida no carro da Romaria das Crianças, com decoração de Paulo Morelli, acompanhada de mais quatro carros dos Anjos – ícones da Grande Procissão do Círio de Nazaré – e 3 barcas, com crianças da Guarda Mirim de Nazaré. Além disso, participarão crianças atendidas pelos projetos sociais da Basílica Santuário, de escolas e paróquias.

Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), com dados do DIEESE, a estimativa de público é em torno de 250 mil pessoas, entre crianças e adultos, principalmente idosos. A primeira Romaria das Crianças foi realizada em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes. 

“Assim como todas as procissões até agora superaram a expectativa de público, essa é nossa expectativa para este domingo. Para nós é a romaria da família e consideramos uma das maiores. Pedimos apenas muita atenção com as crianças, para não se perderem, se possível leve sua criança com uma identificação, e bastante hidratação”, pontua Antônio Sousa.

 

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Instituto Cultural Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Assaí Atacadista, BASA, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, BBF, Cresol Cooperativa de Crédito, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magalu, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sebrae, SUDAM, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master ALEPA, Alucar, CN Produções e Jefferson. E mais 72 apoiadores.

Fotos: Rosana Pinto - Ascom DFN