Notícia

Uma história de amor e devoção à Nossa Senhora de Nazaré

23/11/2022

A Diretoria da Festa de Nazaré, que organizou o Círio 2022, será dissolvida no dia 25 de novembro e a posse da nova Diretoria, para 2023, será dia 09 de dezembro. 

Várias histórias de vida que se encontraram com um objetivo: servir Nossa Senhora de Nazaré. Assim é composta a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). São 33 casais, das mais diversas profissões e vivências, sendo cinco beneméritos, com a missão de organizar uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, juntamente com os padres barnabitas e a Arquidiocese de Belém.

 

Os membros da DFN têm mandato de um ano, as exceções são os beneméritos, com mandado vitalício, o coordenador atual, que tem mandato de dois anos, e o coordenador anterior, que também tem dois anos de permanência após seu mandato. A DFN é composta por oito diretorias executivas e três comissões. As diretorias executivas são de evangelização, procissões, decoração, administrativo-financeira, arraial e arrecadação, eventos, marketing e engenharia e patrimônio. Cada diretoria tem um membro responsável. Além disso, alguns destes diretores ainda participam de comissões. São elas: comissão interna de gestão financeira (COGEFI), comissão interna de novos projetos (COINP) e comissão interna de acolhida (CIA).

 

Os diretores mais antigos são os beneméritos, escolhidos entre diretores que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços à Festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Dos cinco, Arnaldo Pinheiro é o que está há mais tempo na DFN, entrou em 1982, por meio de convite do padre Luciano Brambilla. São 40 anos de dedicação à Nossa Senhora e ao Círio. No período de 1993 a 1994 se tornou coordenador, estando a frente das comemorações do bicentenário do Círio, em 1993, e instituiu importantes projetos, como o início das visitas da Imagem Peregrina para outros municípios do estado e também para fora do Pará. Para ele, servir há tantos anos para Nossa Senhora é uma honra. “E esse reconhecimento por meio do convite do então arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, para ser benemérito, em 2003, foi uma emoção inesquecível. Infelizmente hoje a idade e problemas de saúde me impedem de atuar na diretoria, mas sinto muita falta das participações nas reuniões e celebrações, pois eu sempre fui muito ativo”, conta Arnaldo.

 

Dos demais beneméritos, Augusto Vasconcelos é membro desde 1990, sendo coordenador de 1999 a 2000, quando construiu a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Caripunas, o auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré, e o retorno para a participação da Marinha no Círio Fluvial. Oswaldo Mendes entrou em 1991, sendo coordenador entre 2003 e 2004. Na sua gestão foi realizada a alteração da corda para a formatação atual, de forma linear e com as estaçõesOswaldo também construiu a antiga Estação dos Carros, hoje Estação Luciano Brambilla, que abriga os carros de promessas e a Berlinda. Também instituiu o projeto Patrocinador do Círio, um importante meio de conseguir recursos para a festividade.

Outro benemérito, Flávio Américo, nomeado mais recentemente, em 2020, é membro da DFN desde 1999, sendo coordenador entre 2005 e 2006, e por sua vivência intensa dos Círios, é considerado, entre os diretores, o que tem maior conhecimento das histórias do Círio de Nazaré. Foi também na sua gestão como coordenador que a Basílica Santuário recebeu climatização, sendo inaugurada em outubro de 2006. Ele também criou, em 2005, o Círio Musical.

Já César Neves foi convidado em 2004 e é o único diretor que permaneceu por três anos como coordenador, entre os anos de 2009 e 2011. Durante a sua gestão foi reestruturada a Casa de Plácido e a área do estacionamento da Basílica, que atualmente abriga o Arraial de Nazaré.

Posse e dissolução

No dia 25 de novembro, será dissolvida a Diretoria que esteve à frente da organização do Círio 2022. A cerimônia será reservada apenas para os membros da Diretoria, com missa na Capela Bom Pastor. O coordenador do Círio deste ano, Antônio Salame, permanece ainda em 2023 como coordenador.

 

Já no dia 09 de dezembro toma posse a nova organização do Círio para o ano de 2023. O evento será às 18h, com missa na Basílica Santuário, seguida da cerimônia de posse, na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. A composição das oito diretorias executivas será alterada e anunciada neste dia. A escolha da equipe que ficará à frente da organização do Círio 2023, edição número 231 da maior festa de fé do povo paraense, é feita pelo diretor-coordenador da festa em conjunto com o Presidente da Diretoria, Pe. Francisco Assis.

 

Uma vez empossada, a nova diretoria, tendo à frente seu diretor-coordenador, Antônio Salame, dará início a elaboração da agenda oficial do Círio 2023 e, logo em seguida, concepção do plano de trabalho do Círio 2023.

 

História – A Diretoria da Festa foi criada em 1910 e hoje é formada por componentes católicos ligados às várias paróquias da Arquidiocese de Belém. Inicialmente eram cinco pessoas, depois aumentou e chegou a ter o máximo de trinta e oito diretores. Atualmente é composta por 33 diretores, sendo cinco beneméritos e vinte e oito com mandato provisório. Um regimento interno define deveres, obrigações e condições para execução das atividades da Diretoria da Festa, dentre as quais garante o trabalho voluntário (não remunerado) de todos os membros.

 

O Diretor Presidente sempre foi o Vigário e como membro nato, não se sujeita a tempo determinado, uma vez que sua função está vinculada a de Reitor da Paróquia de Nazaré. O atual é o Pe. Francisco Assis Maria de Oliveira.

Antigamente não existia a figura do Coordenador, mas sim de um Vice-Presidente. Somente a partir de 1973 é que o cargo foi criado, substituindo o primeiro vice-presidente, que tinha o mandato anual. O mandato do Diretor Coordenador é de 24 meses. Já os diretores membros têm mandato de 12 meses, podendo ser reconduzidos a novo período, que inicia logo após a posse, em dezembro. Os Beneméritos foram instituídos a partir de 1983, com dois Diretores, até que em 1990 chega-se ao número atual de cinco Diretores Beneméritos. 

No início das festividades do Círio, em 1793, o responsável pela organização da festa foi o governador Souza Coutinho. Depois, irmandades ou confrarias eram as encarregadas de organizar a festa nazarena, em uma sucessão anual, até a criação da Diretoria. Embora, oficialmente, só participem da composição da diretoria os homens, o trabalho é, na realidade, feito por casais, cabendo às esposas vários detalhes da Festa, além do apoio aos eventos que antecedem e sucedem as procissões do calendário oficial do Círio de Nazaré.


Fotos: Bárbara Matoso - Ascom Basílica