Notícia

Vasco, Remo, Paysandu e Tuna celebram sucesso com camisa oficial do Círio 2025

18/09/2025
Por: Rosana Pinto - Ascom DFN

Pela primeira vez, o Vasco da Gama se uniu aos clubes paraenses na produção de uma camisa oficial em homenagem ao Círio de Nazaré, reforçando a união entre fé, tradição e esporte. A iniciativa, realizada por meio do Projeto Selo do Círio, contou ainda com os clubes Remo, Paysandu e Tuna Luso Brasileira, que já participam do projeto há anos.

O lançamento, ocorrido em 16 de setembro, teve ótima receptividade entre torcedores e devotos. Representantes dos times paraenses estiveram presentes, entre eles os presidentes do Paysandu, Roger Aguilera, e da Tuna, Miltoniel Santos, e o diretor de materiais do Remo, Guto Nobre. O presidente do Vasco da Gama, Pedro Paulo de Oliveira, o Pedrinho, enviou um vídeo em que destacou “o orgulho do Vasco em fazer uma camisa em homenagem ao Círio de Nazaré, como forma de respeito a uma manifestação religiosa tão importante para o Brasil, estreitando mais ainda a relação com o povo paraense”.

A camisa do Vasco, em branco com detalhes dourados, simbolizando luz, devoção e vitória, trouxe ao peito o escudo do clube junto a uma delicada ilustração de Nossa Senhora de Nazaré, unindo tradição e emoção. Parte da renda das vendas das camisas será destinada às obras sociais da Paróquia de Nazaré e à realização do Círio.

Segundo Roberto Souza, diretor de Marketing da DFN, “a ação superou nossas expectativas. Cada camisa não foi apenas um item de colecionador, mas uma forma de celebrar a fé e aproximar ainda mais a festa da cultura popular e do esporte.”

A iniciativa do Vasco da Gama, que disponibilizou 127 unidades exclusivas em alusão aos 127 anos do clube para venda pelo site Lojinha do Círio, reforçou o compromisso da instituição em valorizar manifestações culturais relevantes. As vendas dessas unidades se encerraram rapidamente. O clube informa que a partir de 01 de outubro a camisa estará à venda nas lojas oficiais do Vasco pelo Brasil e na loja virtual.

Os clubes paraenses também comemoraram a boa aceitação do público. Miltoniel Santos, presidente da Tuna, afirmou: “Mais uma vez reforçamos nosso compromisso com a fé, a cultura e as tradições do povo paraense, trazendo elementos inéditos que unem tradição e modernidade, destacando o Glória, onde fica a Imagem Original de Nossa Senhora.” Para Roger Aguilera, presidente do Paysandu, a camisa representa “devoção, cultura e tradição, e gerou grande expectativa entre torcedores e devotos”. Já Guto Nobre, diretor do Remo, destacou que o novo manto valorizou a berlinda, a Basílica e elementos da região, mantendo Nossa Senhora como centro de tudo.

O sucesso do lançamento deste ano mostra que a parceria entre clubes e a Diretoria da Festa de Nazaré não apenas fortalece a tradição do Círio, mas também aproxima esporte, cultura e fé, proporcionando aos paraenses e visitantes uma lembrança especial desta grande festa.

 

O Selo do Círio

Criado em 2017, o Selo do Círio tem como objetivo certificar produtos e serviços com temática ciriana, garantindo qualidade, originalidade, exclusividade e compromisso com a preservação da cultura local.

Desde 2019, a DFN vem lançando diversos produtos com o selo, disponíveis para compra no site www.lojinhadocirio.com.br. A produção e comercialização desses produtos contribuem diretamente para a manutenção das obras sociais da Paróquia de Nazaré e da Arquidiocese de Belém, que atuam em comunidades carentes, creches e espaços pedagógicos, oferecendo apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, capacitação de jovens e preservação da Basílica Santuário.

 

Serviço sobre venda das camisas:

Paysandu e Remo: venda nas lojas oficiais dos clubes

Tuna: venda na sede na Av. Almirante Barroso

Vasco: A partir de 01 de outubro nas lojas oficiais do clube por todo o Brasil e na loja virtual.

 

O Círio 2025

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Banpará, Instituto Cultural Vale, Águas do Pará e Hydro. Como patrocinadores Alubar, CN Produções, Belágua, Belém Bioenergia Brasil, Cresol, Energéticos Bally, Econômico Comércio de Alimentos, FIEPA, Equatorial Energia, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Guamá Resíduos, ITA Center Park, Magazine Luiza, Pag Bank, Sebrae, Rodrigues Colchões, Sudam e Tramontina. Como apoiadores master Afya Educacional, Alucar, Artemyn, Bagliolli Dammski Bulhões e Costa Advogados, Natura e Jefferson. E mais 110 apoiadores.