Notícia

Vigília faz adoração ao Santíssimo Sacramento

04/10/2022


Nesta quarta-feira, dia 05, às 8h, na Capela Bom Pastor, 196 instituições, entre paróquias, pastorais e escolas católicas, se revezarão, durante 48 horas, em Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A missa de abertura será presidida pelo arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa. Este ano, 58 casais foram convidados pelo casal coordenador escolhido pela Diretoria da Festa para o acolhimento e organização da Adoração, José Ferreira e Alvacir Sales. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) emite um documento de constituição de uma Comissão Especial exclusiva para a finalidade de organizar a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento por 48 horas em intercessão pelo Círio 2022. 

 

A programação, realizada pela primeira vez em 2001, pela DFN, é um dos momentos de preparação espiritual para o Círio. No primeiro ano de realização ela teve 24h de duração e a partir do ano seguinte, 48h. A cada duas horas, cinco a oito equipes dos movimentos participantes se revezarão em adoração e louvor, dia e noite, ao Santíssimo Sacramento. A Adoração só encerra às 06h30 da sexta-feira, dia 07, com missa presidida pelo padre Francisco Assis, presidente da DFN e reitor da Basílica Santuário.

 


José Ferreira Sales é funcionário público aposentado e Alvacir é bancária aposentada. Estão casados há 44 anos e desde a juventude participam na vida ativa da igreja. “Recebemos o convite do diretor de evangelização, Jorge Xerfan, e estamos conscientes da grandeza e complexidade da missão. Participar desta vigília nos enche de satisfação, e nesta coordenação queremos testemunhar o entusiasmo e fé dos participantes em adoração a Jesus. Todos podem participar deste momento de oração, terços e meditação da palavra”, conta José Sales.

 

História – A Vigília de Adoração foi realizada pela primeira vez em 2001, coordenada pelo casal Ubirajara e Maria Helena Salgado, com a participação dos casais José de Ribamar e Celízia Gonçalves, Heleno e Suely Teixeira. Esta Vigília de Adoração foi realizada em 24 horas, com abertura às 13h30, do dia 11 de outubro, pelo então Arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, e término no dia 12. A partir de 2002, a Vigília passou a ser feita em 48 horas de Adoração com o término antes da saída do Traslado para Ananindeua. 

 

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e a Vale e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Magazines Luiza, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sistema OCB/PA, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom, Tintas Coral e Refrigerantes Cerpa. E mais 67 apoiadores.

Fotos: Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré